Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A cultura do Japão é icônica, excêntrica, espiritual, mas acessível.

 


Templo Zenko-Ji

Caminhe na escuridão em um caminho para este “Buda secreto” e (talvez) encontre a iluminação.


Além das lojas movimentadas, através do portão principal escultural e além do véu de incenso perfumado, o Templo Zenko-ji é uma grande atração na província de Nagano.

A primeira estátua de Buda no Japão


Dentro deste tesouro nacional, cuidadosamente escondido da vista, um artefato inestimável aguarda. Acredita-se que o raro hibutsu (Buda secreto) seja a primeira estátua de Buda a entrar no Japão. De gerações de altos sacerdotes ao próprio Imperador, ninguém olhou para o hibutsu por séculos e essa tradição estrita continua até hoje.


O mais próximo que você pode chegar do hibutsu é por baixo dele através da passagem que leva abaixo da câmara interna. Dentro da mesma passagem, os visitantes são desafiados a encontrar a chave escondida para sua salvação. Como seria de esperar, encontrar a iluminação não é uma tarefa fácil, e aqueles dispostos a tentar isso devem estar mentalmente preparados para o que os espera.


O túnel fica totalmente desprovido de luz e a escuridão opressiva é sufocante. Perdendo instantaneamente o sentido da visão e confiando apenas no toque para encontrar a chave, você fica desorientado e a passagem parece interminável. 


Zenko-ji em flor

Flores de cerejeira em plena floração no Templo Zenko-ji

Fora do salão principal, Zenko-ji tem muitos outros pontos turísticos dentro de seus jardins pitorescos. Um dos quais é um belo pagode atrás do salão principal, que é uma visão em si com as exuberantes flores de hortênsia que o cercam no verão e flores de cerejeira na primavera. Este pagode também abriga o Museu de História Zeko-ji, onde você pode ver uma coleção de estátuas elaboradamente esculpidas de Buda e Bodhisattva, bem como mais 100 estátuas de discípulos de Buda.


Fonte: travel.gaijinpot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário