Apesar de secular, foi somente nas últimas décadas que a palavra emirado passou a ser usada para demarcar estados federais localizados na região do Oriente Médio. Entre os mais famosos estão os Emirados Árabes, rica nação que tem como principal atividade econômica o petróleo e que está localizada na Península Arábica.
O país faz parte do Golfo Pérsico, sendo banhado pelo Mar Arábico, e é composto por sete emirados: Abu Dhabi, Dubai, Sharjah, Ajman, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujairah. Cada qual tem sua importância político-econômica, mas nada comparado às duas gigantes dos negócios e do turismo como Abu Dhabi, a capital; e Dubai, conhecida como “cidade futurista”.
Emirado de Abu Dhabi
A cidade tem uma arquitetura fascinante e é um dos poucos lugares em que é possível observar edifícios muito antigos, como pequenas mesquitas, sobrevivendo à sombra de arranha-céus modernos. Luxo é o que impera ali, sobretudo por conta da exploração do petróleo, carro-chefe da economia, sendo que 9% de todas as reservas mundiais de petróleo e 5% das reservas de gás natural, se encontram neste emirado.
Uma visita à Island Yas será fascinante, principalmente aos fãs de Fórmula 1. É onde está o circuito de corridas, a marina e o Ferrari World, um parque de diversões temático com muitas lojas, diversas apresentações e brinquedos. Ali fica a montanha-russa mais rápida do mundo, com carrinhos que atingem 240 quilômetros em apenas cinco segundos.
Este é o maior parque indoor do mundo. Ao todo são 200 mil metros quadrados, o que corresponde a sete campos de futebol. Seu formato diferenciado, foi inspirado no capô do Ferrari 430, e detém o maior logotipo da marca já reproduzido.
Na região também se encontra o Emirates Palace Hotel, com 362 suítes. O custo de sua construção foi de US$ 3 bilhões, considerado um dos mais caros do mundo.
Entre tantos “maiores do mundo”, lá também fica a maior mesquita do mundo, a Mesquita Sheikh Zayed, imponente templo com capacidade para 40 mil pessoas, onde está o maior tapete persa do mundo. O lugar foi construído com mil pilares recobertos por 100 mil toneladas de mármore branco e que sustentam 80 cúpulas. Os quatro minaretes, cada um com 107 metros de altura, são bem decorados com pedras semi-preciosas.
Outro local que não pode deixar de ser visitado é o Louvre Abu Dhabi, museu composto por 23 galerias, espaços expositivos permanentes, um museu infantil, um auditório e um centro de pesquisas, todos conectados por passeios marítimos que se encontram sob a icônica cúpula do edifício.
Emirado de Dubai
Dubai pode ser considerado o mais moderno dos emirados e essa contemporaneidade se traduz, sobretudo, em suas construções arrojadas que atraem não apenas turistas, mas também arquitetos, engenheiros e designers que buscam inspiração para seus projetos.
Entre os principais está o Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares. É onde está também, o mais alto restaurante do mundo, o At.mosphere, com uma vista panorâmica de toda a cidade, do Deck de Observação localizado no 124º andar.
É possível dizer que Dubai venceu as condições desérticas e hoje ocupa um lugar de destaque no cenário turístico e econômico mundial. Não à toa, o emirado é também conhecido como a “Pérola do Golfo da Arábia”, e isso se justifica por conta, não apenas de seu visual futurista, mas também por suas grandes avenidas, prédios modernos, pontos turísticos, parques de diversão e grandes centros de negócios e de compras com lojas das maiores grifes mundiais, hotéis e condomínios luxuosos, além de restaurantes requintados.
Exemplo disso é o The Dubai Mall, o maior shopping do mundo, com cerca de 1.200 lojas, e onde também está o The Dubai Aquarium, um dos maiores aquários do mundo, que abriga mais de 33 mil espécies de animais marinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário