Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Sudeste Asiático: um pequeno guia de como planejar sua viagem

 

O sudeste asiático é a nova moda do momento. Cada vez mais os brasileiros estão tomando coragem e se aventurando pelos países da Ásia.  Mas muitas dúvidas surgem quando chega o momento do planejamento. 


Países que formam o sudeste asiático

O Sudeste Asiático é formado por 11 países: Tailândia, CambojaLaosVietnam, MalásiaCingapuraMyanmarFilipinasBrunei,   Timor Leste e Indonésia. Muitos desses países são imensos sendo necessário muito tempo de viagem para conhece-los. 


Fazer uma viagem com mais calma, conhecendo as diversas cidades de cada país é recomendado. Muitos deles são formados por centenas de ilhas com praias paradisíacas, ideais para viajar o mais lento possível. Portanto, se está indo pra Ásia, não vá com aquele pensamento de viajar pela Europa, querendo conhecer tudo que dá em pouco tempo.


Quem vai pra Ásia geralmente tem no seu roteiro a Tailândia como base para início do roteiro. A Tailândia é o sonho da maioria dos turistas e não é por menos. Formada por ilhas e praias paradisíacas, com uma culinária rica e cultura exótica, a Tailândia vem se tornando um dos países mais visitados por brasileiros. 

Países que podem entrar na lista são a Malásia e Cingapura. Brasileiros não precisam de visto e os dois ficam bem na fronteira com a Tailândia. Os dois países são muito mais ricos e modernos que os vizinhos. Além disso, a Malásia possui algumas ilhas paradisíacas como Langkawi e Perhentian. Até mesmo a vizinha Cingapura possui praias, mas essas são artificiais.
Malásia

Indonésia é um caso a parte e merece um bom tempo para conhecer. E se você acha que a Indonésia se resume apenas a ilha de Bali está enganado. Bali é a ilha mais turística do arquipélago e também a mais cara. Existem centenas de ilhas e praias para visitar, assim como pelo menos uma dezena de vulcões. A Indonésia acaba sendo um dos países mais baratos do sudeste asiático pelo fato da sua moeda ser bem desvalorizada.


Indonésia

Como se locomover

É possível se locomover via terrestre por boa parte do países. Os trens percorrem boa parte da Tailândia e Vietnam e os ônibus conectam a Tailândia ao Camboja, Vietnam, Laos, Malásia e Cingapura. Já para chegar nas Filipinas, Indonésia, é necessário pegar um avião. Use e abuse das companhias aéreas de baixo custo.


No caso das Filipinas é possível se locomover por barco. Ele é muito utilizado e conecta diversas ilhas do arquipélago. O barco também é bastante utilizado na Tailândia e até mesmo na Malásia, onde é possível chegar vindo de barco da Tailândia. 

Línguas faladas no sudeste asiático

O inglês é bem falado na maioria das grandes cidades e entendido em algumas cidades menores, principalmente no comércio e turismo. Mas cada país desses do sudeste asiático possui uma língua diferente é legal aprender pelo menos as palavras básicas. Além das línguas diferentes, alguns deles possuem o alfabeto diferente, o que dificulta o entendimento, mesmo se você souber alguma palavras.

Veja a língua falada em cada país

Tailândia: tailandês e possui o alfabeto diferente do nosso;

Camboja: Khmer e possui o alfabeto parecido com o tailandês;

Vietnam: vietnamita e possui o alfabeto parecido com o nosso com algumas letras diferentes;

Laos: laociano e possui o alfabeto parecido com o tailandês;

Malásia: malaio e possui o alfabeto igual o nosso;

Cingapura: inglês, mandarim, malaio e singlish;

Filipinas: tagalo e possui o alfabeto igual o nosso;

Indonésia: bahasa indonésia e possui o alfabeto igual o nosso;

Brunei: brunei malaio e tem o alfabeto igual o nosso;

Timor Leste: português e variações do português e possui o alfabeto igual o nosso.

Myanmar: birmanês e não possui o alfabeto igual o nosso;


Moedas usadas

Assim como as línguas, todos os países possuem suas próprias moedas. Alguns países aceitam moedas de outros como é o caso do Laos e Camboja que em alguns lugares aceitam o Baht da Tailândia pelo motivo da moeda ser mais valorizada. dólar é bem aceito na maioria dos países e casas de cambio estão espalhadas por todos os cantos. O bom é que em muitos dos lugares não se paga taxa para a troca de moeda, sendo necessário apenas apresentar um documento e mais nada.


Caixas eletrônicos daqueles tipo ATM também estão por toda parte onde é possível sacar utilizando seu cartão de credito do Brasil ou cartões pré pagos do tipo Travel Money. Lembrando que todos os saques feitos sairão na moeda do país e alguns deles cobram alguma taxa além do IOF brasileiro.

Fonte: viajeleve.net/sudeste-asiatico

Nenhum comentário:

Postar um comentário