CASTELO DE KANAZAWA
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO SÉCULO XXI
Aberto ao público em 2004, seu prédio ganhou o prêmio de arquitetura na Bienal de Veneza. Redondo, com cinco portas e totalmente envidraçado, quase transparente, parece um convite para apreciar a arte sem a pretensão ou artifício de outras instituições. Tudo começa no jardim, aberto ao público, com suas instalações interativas. No interior, um dos programas de arte contemporânea mais interessantes do Japão.NAGAMACHI, O BAIRRO SAMURAI
Os samurais eram uma verdadeira casta dedicada de corpo e alma a servir seu senhor, o daimyo. Kanazawa foi uma das cidades mais importantes da época feudal e os samurais viviam ao redor do castelo, em Nagamachi, bairro que ainda hoje preserva o espírito desses lendários guerreiros.
O JARDIM KENROKU
Os jardins estão enraizados nas profundezas da cultura japonesa e neles se realiza uma das cerimônias que definem o caráter do país: a cerimônia do chá. Kenroku-en é provavelmente o jardim mais bonito do Japão. E abriga duas casas de chá, uma delas aberta hoje ao público. Caminhando encontraremos a fonte de pressão natural mais antiga do Japão e a lâmpada Kotoji, emblema de Kanazawa. Além disso, no inverno eles protegem seus famosos pinheiros karasaki da neve usando cordas e varas de bambu, com uma técnica chamada yukitsuri, que se tornou uma das imagens icônicas do jardim.
TEMPLO MYŌRYŪ-JI: O TEMPLO NINJA
Embora na realidade este templo budista não tenha nada a ver com o ninja, o seu interior está cheio de armadilhas, esconderijos, escadas falsas e quartos escondidos. Foi construído pelo clã Maeda no século XVII como refúgio em caso de qualquer ataque ou conspiração e diz-se que liga diretamente ao castelo através de passagens secretas. Sua visita é uma experiência diferente que pode passar despercebida em comparação com outras atrações em Kanazawa.
OS BAIRROS DAS GUEIXAS
As gueixas fazem parte do fascinante mistério do Japão. Milhares de turistas percorrem as ruas dos bairros de hanamachi em Kyoto, em Tokyo e também em Kanazawa, que possui três áreas pequenas, mas muito bem preservadas. Desfrutar da companhia de gueixas durante o jantar é possível, se você tiver dinheiro suficiente, em casas de chá como a Kaikaro. A maioria dos turistas contenta-se em persegui-las com câmaras na mão e aproveita para comprar numa das suas lojas souvenirs em folha de ouro (o produto local por excelência) ou doces típicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário