Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Bangkok, na Tailândia, onde a modernidade e a tradição se encontram

Bangkok encanta turistas do mundo todo – e cada vez atrai mais brasileiros em busca de sua cultura, diversidade e excentricidade, que só o Oriente proporciona.
Como a capital política, econômica, cultural, da culinária e espiritual da Tailândia, Bangkok apresenta tanto o charme do velho mundo com a conveniência moderna, às vezes mostrados de maneira aparentemente caótica, mas sempre com um sorriso gracioso.
Bangkok é um delicioso caos. É moderna, cosmopolita, caótica, agitada e tem uma deliciosa mistura do antigo com novo. Os arranha-céus dividem espaço com templos e tradições milenares. A cidade também é feita de extremos, é segura: 90% da população é budista, o que justifica os mínimos índices de violência.

Bangkok, com atrações imperdíveis da cidade:

Wat Pho (Buda deitado)

Com mais de 300 anos (1820), Wat Pho é um dos templos mais antigos da cidade, com muita influência chinesa. Aqui fica a famosa imagem do Buda deitado, maior de Bangkok e maior na posição horizontal do mundo, com 46 metros de comprimento. Todo folhado a ouro, é feito de cimento e bronze, com incrustações de pérolas nos seus pés.

O nome Pho vem da figueira asiática sagrada do budismo. Buda ficava meditando embaixo desta árvore. Sua decoração tem muito dourado e brilho, pois retrata a ideia de como será o paraíso na terra. Alguns templos são cobertos de cacos de cerâmica, que eram recolhidos de peças de porcelana, da Companhia das Índias ou Chinesas. Por serem muito caras, quando quebravam, aproveitavam seus cacos para cobrir importantes edificações. Depois, a técnica virou tradicional.

Templo é considerado a primeira universidade de Bangkok. Tem desenhos de massagem tailandesa, que é uma mistura de yoga da Índia, com a acupuntura da China, que trabalha os chakras. Foi aqui que originou a modalidade de Thai Massage.

Grand Palace (Palácio Real)

Impressionante o Palácio Real (Grand Palace) de Bangkok. É lá que fica o Buda de Esmeralda (na verdade feito de Jade), templo mais sagrado da Tailândia. 

Um complexo real, com diversos pavilhões, palácios e templos, inclusive um que abriga a mais importante imagem de Buda de toda a Tailândia, o Buda de esmeralda (visite os dois juntos). Aqui já foi casa do Rei da Tailândia e também sede do governo, com diversos prédios oficiais e jardim real. Muitos mantém a porta central fechada, por onde passa somente o rei – os turistas passam pelas portas laterais.

Construções que representam a riqueza arquitetônica da Tailândia, vale ver os elaborados detalhes das fachadas dos prédios e templos do complexo. Repare nas figuras de Vishinu, mostrando a influência do hinduísmo e guardiões chineses. Seu complexo é uma versão mini dos famosos templos do Angkor Wat do Camboja.
Wat Phra Kaew (templo do Buda de Esmeralda)

Casa do Buda de Esmeralda, Wat Phra Kaew é o templo mais sagrado e respeitado da Tailândia. Vinda da Índia, a estátua (que é feita da pedra de Jade) atrai milhares de visitantes diariamente. Tamanha a importância, ele é o templo mais visitado em todo o país, já que abriga o mais sagrado Buda. Os turistas precisam entender que para eles é a imagem máxima da religião local, ou seja, visitar exige muito respeito. Esqueça a câmara fotográfica, é terminantemente proibido tirar fotos dentro do templo (fotos da matéria são de banco de imagens). Não é permitido ficar em pé, todos se abaixam e muitos se ajoelham, em sinal de reverência.

Alguns ficam decepcionados porque a imagem é pequenina ou porque é feita de jade, não de esmeralda. Esqueça a cabeça turística e repare na riqueza do altar, as diversas imagens em sua volta e uma principal: a roupa do buda de esmeralda: a cada estação do ano ele usa uma veste diferente, toda de ouro.

Golden Buddha Sukhothai Traimit
Golden Buddha Sukhothai Traimit, maior Buda de ouro do mundo, de 5,5 toneladas e quatros metros de altura, possui de 9 a 18 quilates, com 5,5 kg de ouro. O templo é alcançado após uma escadaria, onde é comum cruzar com uma grande quantidade de monges jovens, afinal, uma escola fica ao lado.
Aqui uma história curiosa, o Buda de ouro foi descoberto após o antigo buda de estuque cair e rachar, durante sua remoção de um templo para outro. Este templo foi construído especialmente para abrigar o Buda.


Fonte: viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário