Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

A cidade mais moderna do mundo: turismo em Dubai

 


Luxo, ouro, riqueza, construções magníficas e uma impressionante mistura de culturas. Tudo isso é Dubai, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos e a mais inovadora e moderna do mundo.

Construída e planejada para sedimentar as bases de uma futura economia não baseada no petróleo, Dubai se modificou para ser um dos principais destinos turísticos do planeta.

Exótica e extravagante, Dubai era apenas um simples entreposto comercial com pequenas construções à beira do Golfo Pérsico há algumas décadas. Hoje, parte integrante dos Emirados Árabes Unidos, Dubai é um dos lugares mais populares e desejados no Oriente Médio, com incríveis atrações.

Esse incrível destino surpreende a todos pela velocidade com que cresce e oferece novas oportunidades para os viajantes. A capacidade de renovação de Dubai é enorme e a vontade de atrair cada vez mais turistas mobiliza a cidade. Tudo é construído para ser o melhor ou o maior do mundo.


Dubai é um emirado que fica dentro do país chamado Emirados Árabes Unidos, localizado na Península Arábica, no Oriente Médio, e que faz fronteira com a Arábia Saudita (ao sul e oeste), Qatar e Golfo Pérsico (ao norte), e Omã (a leste).

Essa nação é composta por sete emirados: a capital Abu Dhabi (segunda maior cidade do país), Dubai, Sharjah, Ajman, Fujairah, Ras al Khaimah e Umm al Qaiwain.



Melhores lugares para turismo em Dubai

Safári no deserto

Dubai está localizado no meio do deserto e uma das experiências mais legais para vivenciar enquanto estiver lá é fazer um safári no deserto com jantar e show de dança árabe. 

O ponto turístico conta com experiências visuais, como a vista das dunas ao pôr do sol, e oferece várias atividades, como voar de balão ao nascer do sol e praticar sandboard.


O deserto que cerca a cidade de Dubai é destino fundamental para os viajantes que buscam paisagens naturais de tirar o fôlego.

Jebel Ali

Jebel Ali é o porto comercial de Dubai, localizado a 35 km a sudoeste. Começou a ser construído nos anos 70 junto à pequena vila de Jebel Ali de apenas 300 habitantes, a qual foi utilizada inicialmente para abrigar o grande contingente de trabalhadores das obras portuárias.


Com 67 berços de atracações e ocupando uma área de 134,68 km², Jebel Ali é o maior porto artificial do mundo e o grande porto do Oriente Médio, abrigando mais de 5.500 companhias cujos serviços atendem 120 países.

Dubai Creek

Considerada a região mais antiga, o Dubai Creek é um canal que corta o centro histórico da cidade. A paisagem é bem diferente do que se vê em bairros mais modernos, como Dubai Marina ou Downtown.

Ao norte do canal está o bairro de Deira e ao sul o Bur Dubai, onde estão concentradas as atrações históricas. Para atravessar o canal entre os dois bairros, basta pegar um dos barcos abertos, chamados de abra, que fazem o trajeto em menos de cinco minutos. Poucas coisas são tão tradicionais e populares em Dubai como tomar um desses barcos no Creek.


Uma visita ao calçadão que beira o Creek oferece um panorama geral desta região histórica, mostrando um mix de prédios modernos, lado a lado, com construções históricas recém-restauradas.

Al Bastakiya

Al Bastakiya é o quarteirão mais pitoresco e tradicional na região histórica de Dubai. Foi construído no século XIX por antigos mercadores persas, que se beneficiavam das flexíveis regras do comércio da cidade. Tanto que, o nome do bairro remete à cidade de Bastak, no sul do Irã.

O local é marcado por diversas casas históricas, que foram restauradas mantendo os seus traços originais. Destaque para as típicas “Torres de Vento”, Wind Towers ou Barjeel, que funcionam como antigos ventiladores naturais, e para os becos e corredores estreitos, que entrelaçados mais parecem labirintos, onde são fáceis de entrar e difíceis de sair.

Muitas das residências típicas foram transformadas em galerias de arte, museus, locais para eventos, pousadas, lojas, cafés, restaurantes, etc.


E por falar em casas típicas, não há lugar melhor em Dubai para se observar de perto os fortes traços da arquitetura islâmica residencial, do que na Al Bastakiya.

O charme fica por conta da presença de pátios internos descobertos, arborizados e bem decorados no centro de cada residência. Essas áreas foram feitas para proteger a intimidade familiar, principalmente para deixar as mulheres mais à vontade.

Museu de Dubai e Fortaleza de Al Fahidi

Dubai não é uma cidade com história tão antiga se comparada a outras da região. Porém, mesmo que não conte com uma herança milenar, Dubai preserva os acontecimentos passados e reconta aos mais jovens como ela se tornou um grande polo de modernidade.

No Museu de Dubai, é possível saber mais como a cidade e os Emirados Árabes Unidos se tornaram a potência que são hoje.

O museu está situado na Fortaleza Al Fahidi, um edifício defensivo construído em 1787, para proteger Dubai dos invasores. O Forte Al Fahidi é a construção mais antiga da cidade, localizado no bairro histórico.

O interior do museu é repleto de ambientes que simulam antigos hábitos e a história de Dubai. Em um passeio rápido, é possível ver fotos da antiga cidade e conhecer mais sobre a cultura emirati, especialmente sobre o período anterior à descoberta do petróleo, quando os Emirados Árabes Unidos mudaram completamente. 


Gold Souk

O Gold Souk, ou Mercado de Ouro, é uma das maiores atrações de Dubai e possui uma variedade enorme de lojas que vendem ouro e outras joias valiosas.

É um dos maiores mercados do gênero em todo mundo e conta com mais de 300 lojas ligadas ao ramo. Para se ter uma ideia, mais ou menos 10 toneladas de ouro passam diariamente pelo Gold Souk.

É uma oportunidade única de ver impressionantes colares de ouro que chegam a pesar quilos cada um.

Spice Souk

No Spice Souk, ou Mercado de Especiarias, localizado ao lado do Gold Souk, é possível encontrar especiarias, ervas, incensos, pétalas de rosa, produtos medicinais, chás, pedras e outras mercadorias naturais.


O espaço conta com muitas lojinhas espalhadas pelas ruas do mercado. É um paraíso para quem gosta de cozinhar e experimentar novos temperos. Só o cheiro e a mistura de cores do local já valem a visita.


Dubai Mall

Inaugurado em 2008, o Dubai Mall, com suas 1200 lojas, 120 restaurantes e cafés, além de 22 salas de cinemas, é até hoje o maior shopping do mundo e ocupa 1,1 milhão de metros quadrados. O centro de compras é separado por áreas, como por exemplo: lojas de sapatos, joalherias ou lojas de burcas.

Nesse local, são vendidos os itens mais diversos e conta com a presença das mais renomadas grifes internacionais. Em relação à gastronomia, ela agrada aos mais diversos gostos e bolsos. A arquitetura de cada piso é diferente e única.

O maior centro comercial do mundo, que fica localizado no complexo Burj Khalifa, reserva também a incrível experiência de passear pelo Dubai Aquarium.


As atrações também se estendem para a área externa, onde acontece um lindo show de luzes e águas dançantes a cada meia hora com duração de 10 minutos cada na Dubai Fountain. O espetáculo acontece todos os dias, entre 18h e 23h.


Dubai Marina

A Dubai Marina é uma das regiões mais nobres da cidade, com mais de 200 prédios, entre residências, shoppings e hotéis luxuosos. É uma área sofisticada com uma vista incrível.


Além da marina, onde os iates e barcos dos milionários estão ancorados, lá perto também está localizado o The Walk, um calçadão com restaurantes, bares, lojas e cafés. É o lugar perfeito para passear sem pressa e experimentar um bom passeio de barco ou dar uma volta de bike.


Abu Dhabi

Ao falar em visitar Dubai não podemos esquecer da sua cidade vizinha, Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, que possui um extenso litoral com mais de 400 km.

Abu Dhabi cada dia mais investe no turismo e tem se tornado ponto de passagem obrigatório para quem está em Dubai. Algumas atrações são imperdíveis, até mesmo para quem tem poucos dias na cidade, como é o caso do Ferrari World Abu Dhabi. Além disso, é possível visitar extensos espaços culturais, centros esportivos, mesquitas, praças, shoppings e prédios ultramodernos.

Sem falar que Abu Dhabi tem uma filial do Louvre, um dos melhores museus do mundo e que  abre portas no Emirados Árabes Unidos. Portanto, vale a pena dar uma escapada de Dubai para também visitar Abu Dhabi.


Mesquita de Sheikh Zayed

A Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi foi inaugurada em 2007 e nomeada em homenagem ao Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, o fundador dos Emirados Árabes.

É considerada a 3ª maior mesquita do mundo com capacidade de acomodar 40 mil fiéis, perde em tamanho apenas para as mesquitas em Meca e Medina, cidade sagradas dos muçulmanos na Arábia Saudita.


Tudo na mesquita encanta por tanta beleza tanto na parte interna quanto na externa. Ela traz o melhor da arquitetura e decoração islâmica num estilo moderno, usando elementos estéticos nas construções típicas: cúpulas, colunas, arabescos, mosaicos, geometria e caligrafia árabe.


Gastronomia em Dubai

A culinária em Dubai reflete a característica cosmopolita da cidade. Com mais de 80% da população formada por estrangeiros, não é estranho que em Dubai seja possível encontrar comida típica de todo o mundo.

As opções de comida se parecem muito com as de outras cidades conhecidas por receberem gente de todo o mundo, como Nova York.

Em Dubai, você encontrará lanchonetes de sucos de frutas brasileiras (tem até açaí), passando por refinados cardápios europeus até food trucks com os clássicos burgers americanos.

Embora a gastronomia de Dubai seja bastante internacional, também é verdade que grande parte dos restaurantes serve diversos pratos árabes originários do Oriente Médio. As cozinhas libanesa, iraniana e síria estão presentes na cidade.

Entre os pratos típicos, se destacam as receitas na grelha, diversos peixes e carnes (não de porco) são preparados desse jeito.


Fonte: catamaraturismo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário