Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Ayutthaya, na Tailândia: antiga capital do país

 


O lugar é a escapada perfeita de Bangkok ou uma parada no meio do caminho para Chiang Mai. Aqui, preparamos um guia do que fazer em Ayutthaya, com os principais templos do Parque Histórico.



As ruínas ficam localizadas em parques arqueológicos espalhados por toda a cidade. O Parque Histórico de Ayutthaya concentra boa parte delas, mas não todas. A área, de 169 hectares, é considerada Patrimônio Histórico pela Unesco e chama a atenção por preservar, inclusive, os resquícios da destruição pela qual passou a antiga capital.

Wat Phra Sri Sanphet, o Grand Palace


Localizado no sub-distrito de Pratu Chai, o local costumava abrigar um importante monastério dentro dos domínios do Grand Palace de Ayutthaya. Esse era considerado o principal templo da antiga capital da Tailândia e serviu de inspiração para a construção do Templo do Buda Esmeralda, em Bangkok.

Wat Mahathat, o monastério da grande relíquia

Localizado na região central de Ayutthaya, esse é outro importante sítio arqueológico da cidade. Hoje, fica de frente a um canal, mas no passado era rodeado por eles.

Acredita-se que o local tenha sido construído na segunda metade do século XIV e que tenha sido outro monastério utilizado pela realeza, graças a enorme quantidade de relíquias de Buda encontradas ali e por sua proximidade com o Grand Palace. O lugar era utilizado em grandes festas e cerimônias religiosas. 

Wat Phra Ram

Essa ruína foi completamente restaurada e fica dentro do Parque Histórico de Ayutthaya, próxima ao Grand Palace e do Wat Phra Sri Sanphet. Foi construída para ser o local de cremação do primeiro rei a governar na cidade, no final do século XIV.

Hoje o local conta com uma torre de frente para o rio, resquícios de uma imagem de Buda gigante e algumas estupas. 

Wat Lokkaya Sutha: o Buda Inclinado de Ayutthaya


Com 37 metros de comprimento e 8 de altura, essa imagem é sagrada para o povo Thai. Para o restante do mundo, o Buda foi imortalizado nas muitas versões do game Street Fighter.

Na cidade da vida real, a estátua fica a oeste do Palácio Real e faz parte de um sítio arqueológico que inclui também os templos Wat Worachet e Wat Worapho. Esse é um dos poucos sítios com entrada gratuita em Ayutthaya.

Wat Ratcha Burana

Conhecido também como Monastério dos Reparos Reais, o Ratcha Burana era, no passado, cercado de água para simbolizar os oceanos que circulavam o Monte Meru, uma montanha mitológica de cinco cumes que está presente nas cosmologias hindu, jainista e budista.

Para essas crenças, a montanha é o centro de todos os universos físicos, metafísicos e espirituais. Nesse templo, ela era representada pela torre. Depois da invasão birmanesa, sobraram apenas as paredes e os alicerces. 

Wihan Phra Mongkhon Bophit

Seu nome significa Buda da Sagrada e Extremamente Auspiciosa Reverência e sua construção data de 1538. O templo original foi destruído durante a invasão birmanesa e o Buda teve a cabeça arrancada. O lugar foi restaurado nos anos 1920 e um novo templo foi construído. 

Wat Chai Wattanaram


O Monastério do Templo para o Avanço da Vitória fica fora da região central da cidade, a oeste do subdistrito de Ban Pom. Ele foi construído num período posterior ao da maioria das outras ruínas da cidade, no século XVII. Isso fica evidente devido ao formato quadrado da base de suas estupas, característico dessa época.

O mesmo estilo foi utilizado nas ruínas de Angkor, no Camboja, embora a preservação e beleza de ambas sejam muito distintas. Ainda assim, esse é outro importante complexo de ruínas em Ayutthaya, reunindo diversos templos e estupas.


Wat Yai Chai Mongkol

Conhecido como o Grande Monastério da Vitória Auspiciosa, o Wat Yai Chan Mongkol tem um aspecto mais preservado que muitas das outras ruínas de Ayutthaya. Foi construído em 1357 como mausoléu para duas princesas que morreram de cólera, mas mais tarde acabou se tornando casa para monges budistas e teve papel importante em diversos episódios da história tailandesa.

Está localizada fora do centro, ao sul da cidade. Não deixe de conferir a galeria de Budas, o Buda inclinado e o Buda gigante.

Wat Thammikarat

Fica do lado do Parque Histórico de Ayutthaya e já foi restaurado inúmeras vezes. Ainda assim, muitas das estruturas permanecem em ruínas e outras novas foram construídas em anos mais recentes, uma vez que esse templo permanece ativo como moradia de monges budistas.

Hoje, a área alagada foi presenteada com um bonito jardim. A entrada é gratuita.

Cerimônia budista em um templo chinês de Ayutthaya

O Wat Panan Choeng ostenta um Buda sentado de 19 metros, todo revestido em ouro. O lugar é construído segundo a tradição chinesa e frequentado pelos descendentes de chineses que vivem em Ayutthaya.



O local é tão impressionante que é considerado um dos templos mais bonitos do país. Localizado às margens do rio Chao Phraya, o Buda gigante é considerado protetor dos marinheiros. Vale a pena visitá-lo para ver o ritual de envolver o Buda com tecido amarelo. Em outros templos, isso só ocorre em ocasiões especiais, mas no Wat Panan Choeng a celebração é diária.

O templo abre das 8h às 17h.

Fonte: 360meridianos.com/dica/ayutthaya-tailandia


www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário