Caminhe pela icônica maravilha antiga da China
Curiosidades sobre a grande muralha da China:
- É a maior muralha do mundo.
- Foram necessários mais de 2000 anos para finalizar a sua construção.
- Oficialmente a muralha tem 21.196 km de comprimento. Isto é o equivalente a 37.8 vezes a distância de norte a sul de Portugal. A parte da muralha em melhor estado de conservação foi construída durante a dinastia Ming e mede 8851.8 km de comprimento.
- Se alguém decidisse fazer o percurso de início ao fim (e se a muralha estivesse em perfeitas condições ao longo de toda a sua extensão), seria necessário caminhar durante 18 meses.
- A altura média da muralha é cerca de 8 metros e a altura máxima é 14 metros.
- É visitada por mais de 10 milhões de pessoas todos os anos.
- As secções mais a noroeste da muralha estão a deteriorar-se tão rapidamente que se acredita que possam vir a desaparecer ao longo dos próximas décadas. As principais causas são a erosão e demolição.
- As secções da muralha mais facilmente reconhecíveis foram construídas durante a dinastia Ming. Esta foi a última secção da muralha a ser construída, é composta maioritariamente por tijolo e tem várias torres de vigia.
- Durante a revolução cultural (1966—1976) muitos tijolos foram retirados da muralha para serem utilizados na construção de casas, quintas e reservatórios. Se isto não tivesse acontecido, muitas secções da muralhas estariam em muito melhor estado de conservação.
- Cerca de 1/3 da muralha da China já desapareceu e restam poucas evidências dessas secções.
- Em algumas localizações, a muralha é larga o suficiente para acomodar um carro. A muralha tem em média 6-8 metros de largura.
- Existem mais de 40 000 torres de vigia ao longo de toda a sua extensão.
- Foram construídos vários templos ao longo do percurso para adorar o Deus da guerra.
- Desde 1644, ano em que a dinastia Ming foi derrubada, nunca mais foram construídas novas secções na grande muralha da China. Foram no entanto feitas algumas restaurações para fins turísticos.
- A reconstrução e proteção da grande muralha começou em Badaling em 1957. Esta é atualmente a região mais popular da muralha. Foi também a primeira secção da muralha a abrir para visitas turísticas.
- A grande muralha da China não segue uma linha continua. Devemos considerar este monumento como uma rede de muralhas e não uma só muralha. Existem ainda secções em que a muralha é interrompida devido à existência de rios e montanhas de grande elevação.
- A altitude da muralha é diferente dependendo da zona em questão. O ponto mais alto está situado em Huanglouyuan e tem uma elevação de 1439 metros. Por outro lado, o ponto mais baixo fica em Laolongtou e encontra-se praticamente ao nível do mar.
- A muralha estende-se ao longo de 15 regiões na zona norte da China. As regiões são: Heilongjiang, Jilin, Liaoning, Inner Mongolia, Beijing, Tianjin, Hebei, Shandong, Henan, Shanxi, Shaanxi, Gansu, Ningxia, Qinghai, and Xinjiang.
- É proibido remover tijolos da muralha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário