Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de março de 2023

JAPÃO - NARAI-JUKU: UM MERGULHO NAS HISTÓRICAS ROTAS DO PERÍODO EDO

 



Naraijuku (奈良井宿) serviu como uma das mais prósperas cidades correios na rota de Nakasendō; uma das cinco rotas que ligavam Edo (atual Tokyo) e os moradores locais no Período Edo (1603 – 1868). Situada em Shiojiri, Distrito do Vale de Kiso em Nagano, a cidade marcou o ponto intermediário entre Kyoto e Edo ao longo da rota. Era o local mais procurado após os viajantes passarem pela “Passagem da Montanha Torii” – uma das subidas mais árduas de Nakasendō, fazendo com que a área ficasse muito movimentada, a mais animada das Onze Estações de Kisoji. Considerada, na época, a cidade mais rica do Vale de Kiso, era chamada de “Narai das Mil Casas”. 

Hoje, a beleza natural e as antigas paisagens da cidade com suas históricas casas restauradas dão aos visitantes um vislumbre do Japão de uma época passada, um agradável mergulho no tempo e na história da Era Edo.


Uma das mais Belas e Prósperas Vilas na Rota de Nakasendō


Narai (奈良井) é a mais longa vila nipônica, se estende por aproximadamente um quilômetro ao longo da Província de Nagano. A vila ficou conhecida por Naraisen-ken, um importante bairro no estilo arquitetônico tradicional, cuidadosamente preservado. Narai-juku é dividida em três seções: Kanmachi, Nakamachi e Shimomachi (centro da cidade).

Em 2007, Narai-juku foi premiada com uma das 100 Melhores Paisagens do Japão, e Kiso Road foi reconhecida como Patrimônio japonês em 2016. A histórica cidade oferece várias atrações, entre os prédios com características do Período Edo (1603 – 1868), dois são antigas residências abertas ao público, enquanto outros abrigam lojas de souvenirs, galerias de artesanato e Minshuku – estilo de alojamento tradicional que se originou na Era Edo, similares ao “Ryokan” (pousada tradicional japonesa), no então, são mais rústicos e baratos. Além de lanchonetes e restaurantes que apresentam uma das especialidades locais,  Oyaki (soba).


Nakamura Residence é um exemplo de uma residência típica em Narai. O antigo prédio foi preservado como era durante o Período Edo. Artefatos originais do proprietário Rihei Nakamura (1830 – 1844), um rico atacadista de pentes, estão em exibição no local.

Uma das históricas atrações locais é a Ponte Kiso Ohashi

Construída com madeira de cipreste (hinoki) com 300 anos de idade, atravessa o rio Narai, que corre paralelo à rua principal. A ponte em forma de tambor é iluminada durante as noites de abril a novembro. Com 30 metros de comprimento, Kiso Ohashi é uma das pontes de madeira mais longas do Japão.



Narai também apresenta muitos templos e santuários, incluindo o Templo de Chozenji, Santuário Shizume e Taihoji. O Templo Taihoji contém uma escultura sem cabeça que se acredita ser uma imagem de Virgem Maria com uma criança. A estátua foi feita na forma de Jizo (Deidade guardiã das crianças), mas pode ter sido encontrada pelas autoridades Tokugawa e decapitada. O achado sugere a presença de cristãos na região.

O Museu de História e Folclore de Narakawa, próximo ao Santuário de Shizume, exibe exposições sobre a vida e os costumes das pessoas da região do Vale Kiso, com pentes pintados locais, artesanato folclórico e móveis de madeira, além de artigos do festival de Shizume Jinja.

Narai-juku foi uma das antigas estações na rota de Nakasendō 


Narai foi uma das antigas estações na rota de Nakasendō. Com aproximadamente 534 km, Nakasendō também conhecida por Kisokaidō (rota no centro da montanha) ligava Edo e Kyoto através das montanhas – vem daí o nome: Naka “meio”, Sen “montanha” e Do “caminho”. A rota tinha 69 estações postais responsáveis pela administração, alimento e alojamento para seus transeuntes e oficiais. Nesse período, atravessava as províncias de Musashi, Kōzuke, Shinano, Mino e Ōmi. Hoje, Nakasendō atravessa as prefeituras de Saitama, Gunma, Nagano, Gifu e Shiga.

Nessa época, inúmeras rotas foram criadas interligando as cidades e povoados ao longo de seu caminho. Um desses caminhos foi Kisoji que, com o tempo, teve suas 11 cidades agregadas à rota Nakasendō.

Muitos desses caminhos, ainda se encontram preservados, outros foram restaurados, e integrados as modernas estradas que, hoje, interligam o Japão. Um dos trechos mais famosos da antiga rota fica no Vale Kiso.


Acesso a Narai-juku no Vale de Kiso

A estação de Narai está localizada no extremo norte da cidade. O visitante pode explorar a cidade inteira a pé a partir da estação.


A rica paisagem da Era Edo ainda permanece nos dias atuais



Hoje, Narai juku está entre as antigas rotas de Nakasendō mais visitadas da Terra do Sol Nascente. Com seu estilo arquitetônico tradicional intacto, a bucólica e bem preservada Vila mantém as características e a atmosfera do Período Edo. Uma verdadeira volta ao tempo a seus visitantes!

Fonte: cacadoresdelendas.com.br/japao/narai-juku

Nenhum comentário:

Postar um comentário