As encostas íngremes da área de Dazu contêm uma série excepcional de gravuras rupestres que datam do século IX ao XIII. Eles são notáveis por sua qualidade estética, sua rica diversidade de assuntos, tanto seculares quanto religiosos, e a luz que lançam sobre a vida cotidiana na China durante esse período. Eles fornecem evidência notável da síntese harmoniosa do budismo, taoísmo e confucionismo.
As esculturas são conhecidas por sua grande escala, qualidade estética e rica diversidade de assuntos, bem como por serem bem preservadas. Constituindo um exemplo do mais alto nível da arte dos templos rupestres chineses que datam dos séculos IX a XIII, as esculturas rupestres de Dazu não só sublinham a coexistência harmoniosa na China de três religiões diferentes, nomeadamente o budismo, o taoísmo e o confucionismo, mas também fornecem provas materiais que a arte do templo da caverna tem lançado cada vez mais luz sobre a vida cotidiana. Um grande número de esculturas e materiais históricos escritos dentro do patrimônio mostram as grandes mudanças e o desenvolvimento da arte do templo das cavernas e das crenças religiosas na China durante esse período.
As esculturas rupestres de Dazu mantêm as características e valores originais do período em que as esculturas foram criadas, pois não sofreram danos causados pelo homem ou destruição por desastres naturais. A manutenção e os cuidados diários seguiram estritamente o princípio de 'manter a condição histórica'. Até o momento, a autenticidade histórica do design, materiais, tecnologia e layout das esculturas rupestres de Dazu foram mantidas.
As leis e regulamentos de proteção do patrimônio se aplicam em diferentes níveis administrativos; ao mais alto nível, a propriedade é protegida pela Lei da República Popular da China sobre a Proteção de Relíquias Culturais.
Fonte: https://whc.unesco.org/en/list/912/
Nenhum comentário:
Postar um comentário