O trem-bala Fuxing, desenvolvido independentemente pela China, deverá operar na ferrovia Qinghai-Tibete, segundo informou o portal noticioso gmdaily.cn na terça-feira, citando a China Railway Qinghai-Tibet Group Co.
O desenvolvimento dará seguimento à modernização da ferrovia, já que a secção entre Xining e Golmud na província de Shaanxi, no noroeste da China, será concluída neste ano.
O tempo de execução para esta secção, que é de 829 quilômetros de extensão, será reduzido em duas horas de 6,8 horas, o que aumentará a sua capacidade de transporte. A velocidade de circulação dos trens de passageiros poderá aumentar de 120-140 quilômetros por hora para 160 quilômetros por hora.
Uma das dificuldades enfrentadas são os danos pelas temperaturas negativas do planalto, especialmente na secção ao redor do Lago Qinghai.
As águas subterrâneas aqui são relativamente abundantes. Se o leito da estrada não for adequadamente drenado, haverá acumulação de água, danificando as infraestruturas de transporte, disse a empresa, acrescentando que a ferrovia ficará melhor após a reforma.
O projeto fortalecerá também pontes e bueiros, como a estação ferroviária de Haiyan, que conta com um novo prédio de 2.000 metros quadrados. A estrutura principal foi já concluída.
A Ferrovia Qinghai-Tibete, com uma extensão de 1.956 quilômetros, começou a operar em julho de 2006. É a ferrovia de planalto mais alta e mais longa do mundo e também a primeira ferrovia conectando a Região Autônoma do Tibete com outras partes da China.
A abertura da Ferrovia Lhasa-Xigaze em 2014 e da Ferrovia Lhasa-Nyingchi, em 2021, formou a estrutura principal da rede ferroviária do Tibete, juntamente com a secção Golmud-Lhasa da Ferrovia Qinghai-Tibete.
No final de 2021, o Tibete tinha 1.359 quilômetros de linhas ferroviárias em operação.
Desde a sua inauguração em 2006 até o final de 2022, a ferrovia Qinghai-Tibete transportou um total de 803 milhões de toneladas de mercadorias e 265 milhões de passageiros, de acordo com dados oficiais.
A primeira ferrovia eletrificada na Região Autônoma do Tibete foi inaugurada em junho de 2021, ligando a capital regional Lhasa à cidade de Nyingchi, quando os trens-bala Fuxing entraram em operação oficial na região do planalto, informou a Agência de Notícias Xinhua.
Fonte: Diário do Povo Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário