Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de junho de 2023

China - Um passeio a pé pela arquitetura e pontos de referência do Bund

 


Nenhum lugar em Shanghai reflete a evolução da cidade como o Bund, onde cada edifício e marco conta uma história.


O Bund é um imã que constantemente atrai multidões para seu calçadão, agarrado às curvas do rio Huangpu. E não é surpresa: este local sedutor no centro de Shanghai é onde o DNA urbano da cidade está em exibição, desde seus dias coloniais como o centro financeiro do Extremo Oriente até o horizonte cyberpunk de Lujiazui do outro lado do rio em Pudong. Este microcosmo de história e renascimento é jogado ao longo da East Zhongshan No 1 Road e do passeio ribeirinho.


Torre de Sinalização Gutzlaff


Gutzlaff Signal Tower já forneceu avisos meteorológicos para navios no rio Huangpu © EQRoy / Shutterstock


No extremo sul do Bund, a Gutzlaff Signal Tower de 1907 é uma excentricidade Art Deco plantada na calçada onde as estradas East Zhongshan nº 1 e nº 2 se encontram, em frente ao bando de belezas arquitetônicas em formação. Mas essa estrutura alta com suas listras de tijolos vermelhos já teve um propósito importante: fornecer tufões e outros alertas meteorológicos para navios no rio Huangpu, até que foi desativado em 1956.



Bund Bull

O Bund Bull de bronze é obra do escultor Arturo Di Modica © woaiss / Shutterstock
Na vizinha Bund Financial Square, há um ícone mais recente. O Bund Bull de bronze é obra do escultor Arturo Di Modica, que também projetou o Charging Bull no distrito financeiro de Nova York. Quando a versão de Shanghai foi instalada em 2010, Di Modica disse que a escultura menor era uma versão “mais jovem” e “mais forte” de sua original (embora tenha o dobro do peso, pesando 6.000 quilos ou seis toneladas). 


Ele também tem uma cauda mais curvada e se inclina para a direita, não para a esquerda. Também há um ajuste cultural, pois para os chineses o touro simboliza perseverança, diligência e riqueza.

Waldorf Astoria Shanghai



Continuando para o norte do Bund Bull na East Zhongshan No 1 Road, você chegará ao imponente 'museu de edifícios' do Bund - mais de duas dúzias deles. Eles são iluminados todas as noites das 17h30 às 22h, quando tudo volta ao preto. Cada edifício aqui tem um estilo arquitetônico distinto e um passado histórico. Muitos ainda são instituições financeiras, enquanto outros abrigam hotéis e restaurantes sofisticados que servem uma culinária excelente com vistas deslumbrantes para o rio. 


O antigo Shanghai Club (No 2) foi fundado como um clube masculino para residentes britânicos. A estrutura de seis andares do Barroco Revival, construída em 1909, agora foi transformada no Waldorf Astoria Shanghai no Bund. Possui um espantoso 'long bar' em mármore – uma réplica do original – no seu piso principal.


Edifício do Banco Comercial da China


O edifício do China Merchants Bank é um dos estabelecimentos mais antigos do Bund © Llewellyn / Alamy Stock Photo
A poucos passos da grande entrada do Waldorf Astoria está o China Merchants Bank Building (nº 6). O deslumbrante renascimento gótico de 1897 é um dos estabelecimentos mais antigos do Bund. Hoje, o edifício cinza-pomba abriga uma série de empresas.

A Alfândega

Customs House é uma reformulação neoclássica da Elizabeth Tower de Londres © Lee MFL / Alamy Stock Photo
Você não precisa se afastar muito do China Merchants Bank Building antes de ver (e ouvir) ecos do Big Ben, a Elizabeth Tower de Londres com seu Grande Relógio e Grande Sino. Serviu de inspiração para a antiga Alfândega (nº 13). Esta reformulação neoclássica de 1927 do original de 1857 tem quatro relógios e um sino chamado Big Ching que toca a cada 15 minutos.



Fonte: theculturetrip.com/asia/china/

Nenhum comentário:

Postar um comentário