A Floresta de Pedra na China é sem dúvida a atração principal do ambiente de Kunming. Está localizada a 86 quilômetros ao sudeste da cidade. Um extenso labirinto de pináculos calcários afiados, em alguns casos até trinta metros de altura.
Especialistas dizem que este é um tipo de paisagem cársica em que as rochas, que normalmente são encontradas nas profundezas da terra, surgiram em sua superfície devido a complexas convulsões da crosta terrestre. Milhões de anos de erosão pelo vento e pela água deram a estas pedras uma forma característica que as torna uma paisagem única no mundo.
A floresta de pedra ou Shilin Stone, cobre uma área de 350km². Grandes formações rochosas cinzentas a se perder de vista no horizonte, que com a erosão da chuvas e ventos criaram a impressão de uma floresta de pedra.
A área está dentro de um parque o Shilin National Park, podendo ser visitado por todos turistas que podem andar por trilhas e observatórios por toda a floresta.
Estudos científicos apontam que toda essa área a cerca de 270 milhões de anos atrás estavam completamente submersas.
Na área central norte, na província de Yunnan, é uma destas amostras, considerada a primeira maravilha do mundo e cujas formações cársticas (tipo de relevo rochoso) datam de mais de 270 milhões de anos atrás: A Floresta de Pedra.
Fora do parque você também encontra esta paisagem, ao longo de uma área total de cerca de 30.000 hectares, embora a parte onde se concentram as rochas de forma mais caprichosa são aquelas localizadas no coração do recinto turístico.
A singularidade destas rochas tem permitido que desde há muito tempo se encontrem semelhanças com diferentes objetos da vida quotidiana, onde os guias chineses param para explicar aos seus clientes.
A visita como tal é muito bem organizada, e além do recinto original, tem sido muito ampliado com uma área de proteção cada vez maior que parece exigir o uso de carros elétricos, não é necessário dentro, mas para chegar à porta e contratar os serviços de um guia.
Floresta de Pedra na China
Não serão necessários carros nem guias, pois a parte mais interessante está relativamente perto da entrada, e caminhar ao redor do recinto permitirá que cada viajante pare nos lugares que considerar apropriados.
Os guias, por outro lado, apenas apontarão as rochas mais importantes e algumas similaridades ou semelhanças com objetos diferentes. O ponto culminante é a visita à rocha sobre a qual “Shilin” foi escrito.
Os Encantos da Floresta de Pedra na China
A Floresta de Pedra é dividida em Grande, Menor e Out Forest, todas compostas por rochas que muitas vezes imitam figuras de pessoas, animais e plantas.
Uma distância de 270 acres é ocupada pela Floresta de Pedra Subterrânea, dividida em várias cavernas subterrâneas; também Estranho Vento Caverna que possui Qifeng Cave, Lago Chang é um lago de 300 metros com estalagmites subaquáticas, enquanto Dadie Waterfall é uma extensão do Rio Nanpar.
Todo o complexo é um Patrimônio Mundial da UNESCO como parte do sul da China Karst, juntamente com outras províncias, como Guangxi ou Guizhou.
Para um viajante ocidental será surpreendente que, no meio de tantas maravilhas naturais, o ponto culminante para os chineses seja o local onde se encontra a caligrafia “Shilin-Stone Forest”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário