Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Religiosidade no Japão - Os Torii do Japão são Portais Sagrados para o Xintoísmo

 


No Japão, "torii" (鳥居) é uma estrutura tradicional de portão geralmente feita de madeira ou pedra e pintada na cor vermelha ou laranja. Esses portões são frequentemente encontrados nas entradas de santuários xintoístas e marcam a transição do mundo profano para o sagrado.

O xintoísmo é uma religião nativa do Japão que venera os kami, que podem ser entendidos como espíritos ou deidades que residem na natureza, nos ancestrais, em objetos e em lugares. Os Torii são considerados símbolos sagrados que separam o espaço sagrado dos santuários xintoístas do mundo secular.

Além dos santuários históricos, você pode encontrar belos portões Torii que aparecem de repente em lugares inesperados no Japão. Inclui pontos naturais, como a base de montanhas famosas ou ao longo da costa cênica. Diz-se que esses portões Torii incorporam a divindade que se acredita existir na natureza, incluindo montanhas sagradas e o oceano. Essa crença é chamada de animismo , uma crença indígena japonesa que tem uma longa história. 

Você também pode encontrar portões Torii brancos. O branco é considerado a cor original dos portões Torii, que eram mais comuns do que o vermelho até a chegada do budismo ao Japão. O branco dá uma impressão sagrada e pura às pessoas e acredita afastar os maus espíritos.


Outro fato é que, não apenas vermelho e branco, há mais cores usadas para portões Torii. 
Por exemplo, portões Torii amarelos, azuis e pretos podem ser encontrados no Japão! Essas cores são decididas por sua direção onde estão os santuários. Se o santuário estiver no norte, o portão Torii será preto, no leste é azul e no centro é amarelo. 




Os Torii geralmente consistem em duas colunas verticais que sustentam dois travesseiros horizontais cruzados no topo. A parte superior dos pilares e a trave são frequentemente curvadas, e a trave pode ter um formato levemente arqueado. Essa forma distintiva do Torii é conhecida como "myōjin torii". As dimensões, formas e estilos dos Torii podem variar dependendo da região e do santuário específico.

Quando visitam um santuário xintoísta, os fiéis costumam passar pelo Torii como um ato de purificação antes de entrar no espaço sagrado. Também é comum realizar uma pequena reverência ou gesto de respeito ao passar pelo portão. Além disso, as pessoas muitas vezes deixam oferendas, como moedas, saquinhos de arroz ou ema (tabletes de madeira onde se escrevem pedidos ou desejos) nos arredores do Torii como forma de expressar seus votos ou gratidão.


Significado por trás das cores dos portões torii 

Os portões torii vermelhos originaram-se de uma crença única chamada Shinbutsu-Shugo (神仏習合), que é frequentemente traduzida como o sincretismo do xintoísmo e do budismo em inglês. Pode ser descrito como uma fusão do xintoísmo e do budismo , que já teve uma influência significativa no Japão. No budismo , o vermelho é considerado uma cor que representa a atmosfera sagrada, bem como a força vital. Como resultado, os povos antigos começaram a pintar portões torii em santuários xintoístas com vermelho. Além disso, acredita-se que a cor vermelha afasta os espíritos malignos e a cor vermelha é usada com frequência no Santuário Inari, que consagra a divindade da colheita. 


Os Torii são uma das características mais icônicas e distintivas da paisagem cultural do Japão, e sua presença contribui para a atmosfera mística e espiritual dos santuários xintoístas.


Fontes: blog.japanwondertravel.com/IA-fotos-internet

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário