De cosméticos a itens kawaii e eletrônicos, economize nas suas compras nipônicas com essas dicas
A retomada do turismo no Japão apresenta um atrativo a mais para os brasileiros: comprar produtos de boa qualidade e durabilidade a preços acessíveis. E dessa vez não estamos falando da Black Friday, pois há outras formas de comprar bem e barato durante o ano todo no Japão.
A JNTO (Organização Nacional de Turismo Japonês) selecionou dicas e curiosidades para os viajantes que querem aproveitar sua viagem ao país para fazer algumas comprinhas.
Fukubukuro
Espécie de compra surpresa, o fukubukuro é uma sacola fechada contendo uma variedade de produtos não especificados. Em alguns casos está descrito o tipo do produto, como "duas bolsas" , mas não as marcas e modelos. Os compradores não têm como saber exatamente o que estão levando, mas eles têm certeza de que estão pagando um valor total inferior à soma dos produtos contidos na sacola.
O fukubukuro é tão popular que já levou alguns consumidores a acampar na porta de lojas durante a noite ou até mesmo por dias para ter a chance de garantir uma sacola. Hoje em dia, é mais comum fazer reservas pelos canais digitais. Seja pela economia ou pela emoção da surpresa, vale a pena ter essa experiência de compra no Japão, comercializada geralmente entre os dias 1 e 2 de janeiro.
Liquidações
Em geral, as temporadas de liquidação no Japão acontecem duas vezes por ano, no início de janeiro e em julho. Anunciadas com antecedência nos sites das lojas, as liquidações duram cerca de um mês, mas os itens mais populares se esgotam rapidamente. Por isso, é recomendável ir às compras o quanto antes. Mas caso o interesse não seja por um produto específico, mas apenas nos preços baixos, é no final da promoção que surgem as melhores ofertas.
Lojas de 100 ienes
As lojas de cem ienes japonesas correspondem às lojas de R$ 1,99 brasileiras no conceito de vender uma variedade de produtos numa mesma faixa de preço, mas não exatamente no valor: cem ienes equivalem a cerca de R$ 3,80 (cotação de novembro de 2022). Nessas lojinhas, é possível encontrar alimentos, itens de decoração, artesanato, utensílios domésticos, acessórios para carros, papelaria, itens de escritório e afins. Uma delas lojas já se tornou conhecida entre os brasileiros, a Daiso (pronuncia-se "daissô").
Konbini
As konbinis são lojas de conveniência ótimas para compras rápidas: costumam ter camisas, gravatas, roupas íntimas, itens de higiene pessoal e de maquiagem, além de comidas e bebidas. As três principais redes desse tipo de comércio são Lawson, Family Mart e Seven Eleven. Os konbinis são uma parte tão significativa da cultura local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário