Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Templos chineses incríveis para você conhecer na China

 As construções milenares são o exemplo perfeito da influência religiosa na arquitetura chinesa

China possui uma das culturas mais antigas do planeta e o imenso império é pontilhado de templos. Ao visitar alguns dos templos chineses mais incríveis, temos a impressão de adentrar em um lugar onde o tempo não tem significado. De retiros tibetanos a antigos locais imperiais, são templos únicos e diferentes de tudo encontrado em qualquer lugar. 


Com um ou vários Templos em quase todas as cidades, classificá-los parece uma façanha quase impossível. Afinal, uma história que se estende por milhares de anos tem, nestas construções, as melhores testemunhas deste passado. Principalmente, as diversas influências religiosas e arquitetônicas do país. 

Templo do Céu


O mais famoso da China, o Templo do Céu é, na verdade, um altar. Por isso, não há monges, adoradores ou incenso por aqui, mas uma arquitetura deslumbrante no coração de Beijing. O jardim murado tem entradas por todos os quatro pontos cardeais, enquanto o jardim interno foi organizado em seções retas para eliminar imperfeições naturais. Construído no início do século XV pelo imperador Yongle, já foi o destino de uma peregrinação anual do imperador.

Templo Da Ci’en


Do Exército de Terracota às muralhas centenárias, a cidade de Xi’an está repleta de maravilhas antigas, uma delas, o Templo Da Ci’en não é exceção. Lar do icônico Pagode do Grande Ganso Selvagem, construção com sete andares, o templo é um santuário budista cuja história tem mais de um milênio, o Templo Da Ci’en continua sagrado para os budistas. O significado religioso deste templo, combinado com seu pagode majestoso, torna-o um dos locais mais famosos de Xi’an.

Templo de Hengshan Hanging

Templo de Hengshan Hanging (Charlie fongCC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Construído em um penhasco a 75 metros de altura, o Templo de Hengshan Hanging é um conjunto de casas de oração budistas lindamente ornamentadas e sustentadas por estacas cravadas na encosta. Pontes estreitas e pequenos corredores conectam as casas de culto, todas temporariamente suspensas para visitação.  O Templo de Hengshan Hanging foi construído em 491 e o fato de ter resistido por tanto tempo o torna uma maravilha arquitetônica.

Jokhang


Templo Jokhang, no centro do Tibete, atrai budistas que se dirigem ao local para adoração aos pés da estátua do Buda Dourado. Com mais de 1.300 anos, trata-se da mais venerada de todas as imagens de Buda no mundo. O templo é mantido pela Escola Gelug, mas as diferentes seitas budistas são tranquilamente aceitas. 

Buda Dourado do Templo Jokhang

Templo Shaolin


Templo Shaolin é o principal templo de adoração da Escola de Budismo Shaolin. Infelizmente, ambos têm sido alvos frequentes de ataques ao longo dos séculos, o último em 1928, quando a escola foi incendiada. Os salões sobreviventes foram reformados para as hordas de viajantes que enchem seus corredores diariamente. 

O Templo Shaolin é bastante procurada pelos praticantes de artes marciais, como o Kung Fu.

O Templo Shaolin também abriga a Floresta de Pagode, certificada pela UNESCO.


Templo Lama


Também em Beijing, o Templo Lama serviu de residência para o imperador Yong Zheng, para depois ser convertido em mosteiro no ano de 1744. A construção é talvez o templo budista tibetano mais famoso fora do Tibete.

Grutas de Longmen


Patrimônio cultural tombado pela UNESCO, as Grutas de Longmen são um impressionante conjunto de 2.300 cavernas esculpidas em penhascos. As cavernas se estendem por quase um quilômetro na província de Henan e abrigam alguns dos melhores exemplos mundiais da arte chinesa das Dinastias Wei e Tang do Norte (316-907).

Esculturas nas Grutas de Longmen

Templo do Cavalo Branco


Segundo a tradição, o Templo do Cavalo Branco foi o primeiro templo budista construído na China. Construído em 68 DC, fica fora das muralhas da antiga capital Han oriental. O prédio principal foi reformado muitas vezes, principalmente nas dinastias Ming e Qing, na década de 1950 e, mais recentemente, em 1973, após a Revolução Cultural.


Templo Nanshan


Templo de Nanshan é o maior local sagrado budista construído no país desde a fundação da República Popular da China. No seu topo, há uma estátua branca cintilante do Buda Guan Yin com mais de 100 metros que parece abençoar o Mar do Sul de Sanya. Aliás, toda a construção, datada de 1988, foi projetada tendo a estátua como foco. 

Estátua do Templo Nanshan


Templo Lingyin


Antiga capital da Dinastia Song do Sul, de 1127 a 1279, a cidade de Hangzhou é o lar de uma série de estruturas historicamente importantes. As colinas que cercam Hangzhou e seu famoso Lago Oeste estão repletas de templos e o mais conhecido deles é o Templo Lingyin, o Templo do Retiro da Alma.


Embora o país tenha muito mais templos, resumi-los em uma lista com os 10 templos chineses mais incríveis dá uma dimensão da grandiosidade destas construções. Requintados e coloridos, são a ilustração perfeita da longa história do país e das diversas influências religiosas.

Fonte: https://rotasdeviagem.com.br/templos-chineses-incriveis-para-voce-conhecer/


www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário