Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2024

China - Shanghai - A Cidade Velha - Segredos Escondidos

 Passeie pela história de Shanghai, dos tranquilos e magníficos Jardins Yu da dinastia Ming, pelas ruas que ecoam o passado de Shanghai. 


Veja templos, uma antiga casa de chá, depois passeie pelas ruas da cidade velha que só os locais conhecem e veja como a vida cotidiana é vivida. Passe algum tempo caçando curiosidades e tesouros no Mercado de Antiguidades Dongtai Lu, terminando sua caminhada na calma tranquilidade do antigo Templo de Confúcio. 


Jardins Yu

Esses jardins foram estabelecidos há quase 600 anos por um administrador da cidade, que queria criar um lugar tranquilo para relaxar. 

Fora dos jardins o bazar está cheio de barulho e agitação, mas dentro dele é calmo e tranquilo, com caminhos sinuosos, pavilhões fascinantes e lagoas tranquilas, cheias de peixes dourados auspiciosos. Claro que os peixes são muito importantes na cultura chinesa, porque a palavra para peixe, yu, soa como a palavra para prosperidade. 

Templo dos Deuses da Cidade


 
Curiosamente, os três deuses da cidade já foram pessoas reais - Qin Yubo era um estudioso, Huo Guang um chanceler e Chen Huacheng era um general da dinastia qing, todos nascidos com várias centenas de anos de diferença, mas deificados após suas mortes e designados para a tarefa de vigiar o povo da cidade de Shanghai. 


 O templo data de 1403, mas caiu em ruínas e foi usado como mercado durante a Revolução Cultural, e só foi restaurado ao seu uso como templo taoísta mais uma vez na década de 1990.

Rua Fangbang Lu Antiga

Esta parte de Fangbang Lu oferece um vislumbre do passado de Shanghai. Caminhe por esta pista sinuosa e aprecie as vistas, sons e cheiros ao passar. É aqui que as pessoas locais vivem, comem e trabalham. 


Há barracas de wonton, restaurantes ao ar livre, restauradores de móveis, um pequeno templo lojas de frutas que vendem todos os tipos de frutas intrigantes. Ao passar pela barraca de macarrão no número 638, dê uma olhada nos puxadores de macarrão que fazem o macarrão puxado à mão de Langzhou, uma especialidade do oeste da China. 


Mercado de Antiguidades Dongtai Lu


Este mercado de antiguidades está cheio de tesouros antigos e não tão antigos. Você precisará barganhar muito quando encontrar algo que goste! Procure peças interessantes de jade, modelos antigos de acupuntura e cestas de casamento de bambu trançado. 


Você também pode ver a popularidade das memorias de Mao – estátuas, bules, crachás e pôsteres da era Mao alinham a maioria das barracas, enquanto as lojas nas fileiras atrás das barracas vendem as verdadeiras antiguidades. 

Templo de Confúcio

Este templo é uma homenagem ao estudioso chinês Confúcio e tem sido uma escola e local de culto desde o século XII.


 
Os pátios são tranquilos e ladeados por enormes árvores de magnólia. Do lado de fora do primeiro pequeno templo, você verá uma estátua de Confúcio e notará que as árvores próximas estão cobertas de fitas e cartões vermelhos. 


Os visitantes do templo escrevem seus desejos no verso do cartão e amarram-no na árvore para dar sorte, e na esperança de que seus desejos sejam atendidos. 


Fonte: www.gpsmycity.com/Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário