por: Sheng Yulei, Diário do Povo
O que um peixe migratório deve fazer ao se deparar com uma barragem de 63 metros de altura?
O complexo hidráulico da barragem de Huangjinxia. Foto: Zhang Wujun, Diário do Povo Online
No complexo hidráulico da barragem de Huangjinxia, parte do projeto de transposição de água do rio Han para o rio Wei, localizado na cidade de Hanzhong, na província de Shaanxi, um canal ecológico de 1,908 metros de comprimento para peixes se estende ao longo da barragem. Com canais de abastecimento, canais de coleta de peixes e entradas para peixes, aproximadamente 3.000 peixes migram com sucesso todos os dias durante a época de desova.
Os funcionários locais explicam: “Desde o início do planejamento do projeto, consideramos as características de migração e desova dos peixes do rio Han e construímos um canal ecológico para eles, possibilitando sua rota de migração”. Hoje, o planejamento e design de proteção ecológica, incluindo canais para peixes, corredores para pássaros, bueiros e "pontes verdes", estão sendo padronizados em grandes projetos de construção.
Os detalhes ecológicos na construção de grandes projetos fornecem uma perspectiva única para entender o desenvolvimento de alta qualidade. Das baías aos picos das montanhas, das planícies aos desertos... Cada grande projeto de construção de infraestruturas na China está seguindo o caminho da sustentabilidade e inovação.
Ferrovia Qinghai-Xizang. Foto: Peng Huan, Diário do Povo Online
A Ferrovia Qinghai-Xizang, a ferrovia de planalto mais alta e mais longa do mundo, destinou 1,54 bilhão de yuans para a proteção ecológica ao longo da linha desde o início da sua construção. Foram também estabelecidas 33 passagens especiais para a migração de animais selvagens. É estritamente proibido que os trens apitem ao passar, de modo a reduzir ao máximo a interferência nos animais selvagens.
A estação de trens de alta velocidade de Xiong'an, em Hebei, possui um telhado composto por 17.700 painéis fotovoltaicos de silício policristalino, com uma geração anual de energia de aproximadamente 5,8 milhões de quilowatts-hora. Isso permite uma economia anual de 1.800 toneladas de carvão padrão e uma redução da emissão de dióxido de carbono de 4.500 toneladas, o que equivale ao plantio de 12 hectares de árvores.
Durante a construção da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, a população do golfinho-branco-chinês aumentou de 1.200 para mais de 2.000 espécimes. Segundo os construtores, essa superestrutura "não só representa um marco da transição da China de um grande país de pontes para uma potência em pontes, mas é também um monumento que representa a coexistência harmoniosa entre a humanidade e o oceano".
Planejar a partir da perspectiva da coexistência harmoniosa entre o ser humano e a natureza, com base na capacidade de suporte de recursos e do meio ambiente, moldando continuamente novas dinâmicas e vantagens de desenvolvimento por meio de uma alta proteção ambiental, permite elevar simultaneamente os benefícios econômicos, sociais e ecológicos.
Através das inovações e avanços dos grandes projetos de construção, é atualmente mais fácil compreender a profunda noção de que "novas forças produtivas de qualidade é, em si, uma força produtiva verde". O túnel de tubo submerso com 5.035 metros de comprimento, o projeto de controle do passagem marítima Shenzhen-Zhongshan,
requer o transporte flutuante de 50 quilômetros da fábrica de pré-fabricação de tubos até a área de instalação. A equipe do projeto propôs, de forma inovadora, a construção de um navio integrado para o transporte e instalação dos tubos submersos. Comparado ao método tradicional de reboque, esta inovação permitiu a redução da quantidade de dragagem em mais de 10 milhões de metros cúbicos e a diminuição das emissões de gases em cerca de 1 milhão de metros cúbicos.Na construção de grandes obras, há considerações ecológicas e de desenvolvimento. Encarando o quadro geral, através de montanhas e mares, perseguindo o vento e a luz do sol, e agindo nos pequenos detalhes, tomando a dianteira, certamente conseguiremos criar mais milagres terrenos e escrever um novo capítulo na modernização à moda chinesa, harmonizando o ser humano e a natureza.
Fonte: Diário do Povo Online
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