Um país extremamente organizado e educado
Mas a realidade é exatamente o oposto disso. Todas as pessoas, seja qual for o ambiente, respeitam os outros e se organizam esperando pacientemente pelo trem, por exemplo.
Não dê gorjetas
Para os japoneses, o bom serviço tem de ser oferecido sim ou sim, sem a necessidade de gorjetas. Aqui, aquela taxa de 10% não existe e se você insistir em oferecer algo a mais pelo atendimento, provavelmente vai receber o valor de volta do garçom, como aconteceu com a gente aqui nos primeiros dias.
Nem todas as pessoas falam inglês
Encontrar alguém que fale em inglês, seja em lojas seja em restaurantes, ainda é muito difícil. Por isso, pratique o básico do japonês, mesmo falando com sotaque completamente errado. Isso mostra pelo menos que você está tentando!
Você vai usar dinheiro em espécie na maioria dos lugares
A cultura de pagar com dinheiro ainda é muito forte no Japão, consequentemente, muitos restaurantes, cafés e pequenos comércios não aceitam pagamento com cartão.
Os banheiros japoneses estão em outro nível
Eles são extremamente tecnológicos, cheios de painéis de comando e super confortáveis.
Em alguns ambientes, você vai precisar tirar os sapatos
No Japão, é considerado anti-higiênico usar sapatos em ambientes fechados. Além disso, os japoneses acreditam que tirar os sapatos liberta de todas as “energias impuras” lá de fora, da rua.
O país é muito limpo. Você não verá lixo no chão
Apesar disso, existem pouquíssimas latas de lixo nas ruas. As poucas que você talvez encontrará serão dos estabelecimentos ao redor.
Se você não encontrar nenhuma dessas latas de lixo pelo caminho, carregue o seu lixo até encontrar um local apropriado para descartá-lo.
Existem regras de boa convivência nos transportes públicos e você precisa respeitá-las quando estiver visitando o Japão
São regras básicas, mas que não estamos acostumados a seguir, veja quais são:
– Evite falar alto (mesmo com seus companheiros de viagem);
– Não fale ao telefone (mesmo isso sendo perfeitamente normal em alguns países, falar ao telefone no ônibus ou no metrô aqui não é!);
– Não coma nem beba no ônibus ou no metrô (mas nos trens de alta velocidade você poderá comer!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário