Por Liu Zhiqiang, Li Xinping, Diário do Povo
Alunos do ensino fundamental observam modelos de trens de alta velocidade num museu ferroviário em Qingdao, província de Shandong, no leste da China. (Foto: Wang Haibin/Diário do Povo Online)
O setor ferroviário da China alcançou um desenvolvimento extraordinário nas últimas décadas, como foi evidenciado por uma série de estatísticas impressionantes.
Em uma hora, o trem-bala Fuxing viaja 350 quilômetros, tornando-se o serviço ferroviário mais rápido do mundo. Além disso, a China está desenvolvendo um novo modelo de trem de alta velocidade CR450, que poderá operar a velocidades de 400 quilômetros por hora, mostrando forte dinamismo de inovação.
Em um único dia, a rede ferroviária da China transporta mais de 10 milhões de passageiros, tornando-se o sistema ferroviário mais movimentado do mundo. Esses serviços movimentados demonstram a vitalidade da China, com a rede ferroviária alcançando 99% das cidades em todo o país, cada uma com uma população de mais de 200.000, e a rede ferroviária de alta velocidade cobrindo 96% das cidades, cada uma com uma população que ultrapassa 500.000.
Em um ano, a rede ferroviária moderna da China se expande em cerca de 3.600 quilômetros, marcando o crescimento mais significativo do mundo. A China construiu o sistema ferroviário mais moderno e a mais extensa rede ferroviária de alta velocidade do mundo. A quilometragem operacional da rede ferroviária da China deve ultrapassar 160.000 quilômetros, e o comprimento total dos trilhos ferroviários de alta velocidade operacionais da China deve se aproximar de 46.000 quilômetros, o mais extenso do mundo.
"A meta de construir 160.000 quilômetros de ferrovia, uma visão proposta há mais de um século, está se tornando uma realidade na nova era", disse Fu Meisheng, vice-diretor do Museu Ferroviário da China.
As ferrovias de alta velocidade recém-lançadas na China são equipadas com trilhos de alta resistência de última geração para acomodar a velocidade de mais de 350 quilômetros por hora, com cada trilho abrangendo 100 metros.
Para estender trilhos de aço de 25 metros para trilhos de alta resistência de 100 metros, empresas, universidades e institutos de pesquisa chineses colaboraram extensivamente, obtendo mais de 100 patentes de tecnologia na China e ao redor do mundo.
Até agora, a rede ferroviária de alta velocidade da China lidou com um total de mais de 20 bilhões de viagens de passageiros. Mais de 8.700 trens-bala Fuxing estão em operação todos os dias na China. Conhecida por seu desempenho de segurança excepcional, a rede ferroviária de alta velocidade da China é amplamente reconhecida como o sistema ferroviário mais seguro do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário