Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Atrações em Hong Kong que não podem faltar em seu roteiro

 


Na costa sul da China fica Hong Kong, uma região administrativa especial do país, formada por diversas ínsulas: a ilha homônima como principal, a península de Kowloon, Lantau (abrigando o aeroporto local), e Novos Territórios como as mais populares, entre outras menos conhecidas.



O local é um dos destinos mais visitados da Ásia, pois atende diversos perfis de turistas: desde os que buscam tranquilidade e paz em praias lindíssimas e templos budistas, até os que não dispensam um bom e belo agito de uma grande metrópole.


 Sua área é de 1.104 km², ocupada por mais de sete milhões de habitantes e pelo maior número de arranha-céus do mundo.


Coisas sobre a história de Hong Kong que são interessantes tomar conhecimento:

  1. Apesar de ser uma região administrativa especial da China, Hong Kong possui passaporte, moeda e idioma (chinês – cantonês falado e o inglês) diferentes.
  2. Hong Kong possui mais de 200 ilhas e é uma das regiões mais povoadas do mundo: são 6,5 mil pessoas por quilômetro quadrado.
  3. O Facebook e o Whatsapp são proibidos na China, mas não em Hong Kong.
  4. O macarrão instantâneo é super popular em Hong Kong, e há uma tradição de que come-lo durante o aniversário dará vida longa a pessoa.
  5. O Feng Shui tem grande influência na cultura, arquitetura, nos negócios e no estilo de vida de cada habitante de Hong Kong.

Pontos turísticos de Hong Kong

Lantau
Lantau é uma ilha que deixou de ser habitada exclusivamente por pescadores depois que a região passou a ser mais turística, devido o surgimento de centenas de mosteiros abertos ao público. Apesar disso, há diversas vilas que mantiveram o ritmo pacato de seu passado, próximas de algumas praias bastante tranquilas, ideais para serem visitadas quando a pedida é ter um dia menos agitado. O Aeroporto Internacional de Hong Kong é um dos principais pontos que movimentam o local.

Hong Kong Disneyland


Inaugurada em 2005, a Disneyland chinesa recebeu todos os cuidados possíveis em sua projeção, garantindo que a cultura e os costumes do país fossem implementados em todo o projeto da construção do parque (como a aplicação das regras feng shui em toda a estrutura, por exemplo). O local tem capacidade para receber 34 mil visitantes por dia, e é uma versão menor do Magic Kingdom, em Orlando.

Cheung Chau


Não, não é a Grécia — é Cheung Chau, uma ilha de Hong Kong que fica a meia horinha do centro, tão linda quanto. Ela é acessada por meio de ferry, e o percurso é de encher os olhos de qualquer turista. O local pode ser visitado em um único dia, ideal para quem deseja fugir da turbulência de alguns dos pontos turísticos mais populares do arquipélago.


Aproveite para fazer uma tour gastronômica pelos elogiadíssimos restaurantes
 especializados em frutos do mar, e também curtir a paisagem do entorno, que lhe renderá ótimas fotos.

Victoria Peak


O pico mais famoso de Hong Kong fica a 552 metros acima do nível do mar, e oferece ao visitante uma visão de quase toda a ilha e de seus arranha-céus. Para chegar até o mirante, é necessário embarcar na atração a seguir:

Peak Tram


O primeiro sistema funicular da Ásia começou a funcionar em 1888, e até hoje ele é responsável por transportar cerca de 11 mil pessoas até o Victoria Peak. A subida é muito rápida!

Torre do Relógio

Construída em 1915 como parte da estação ferroviária Kowloon-Canton, a Torre do Relógio se tornou um dos principais pontos de referência de Hong Kong. Mesmo depois da demolição do edifício em 1978, dando lugar para dois museus e um centro cultural, a estrutura de estilo clássico eduardiano foi mantida, chamando atenção de todos que passam pela região.

Hong Kong Space Museum
O Hong Kong Space Museum, que abriga um acervo todo dedicado ao espaço em seus 8 mil metros quadrados de extensão, como meteoritos, exposições interativas, documentários, entre outros atrativos. Há fones de ouvido que traduzem simultaneamente a mostra para o inglês e também uma loja de lembrancinhas. Imperdível!

Avenue of Stars
As margens do Victoria Harbour está a Avenue of Stars, uma via que homenageia os grandes nomes do cinema chinês, incluindo o mais famoso deles: Bruce Lee. Uma estátua em tamanho real do ator está exposta no coração da avenida, dividindo as atenções dos turistas com a calçada da fama, muito parecida com a versão hollywoodiana.

Mong Kok
Badalado distrito Hong Kong, repleto de lojas, shoppings e mercados de rua (o mais popular deles é o Ladie’s Market, com precinhos tentadores!). Por conta disso, a região costuma ficar lotada de gente durante todo o dia. É o local mais indicado pelos moradores para fazer compras.

Sky100
Quer ter uma das melhores vistas panorâmicas da cidade? Vá até o piso 100 do edifício mais alto de Hong Kong (o International Commerce Centre) e se acomode em um dos sofás deste mirante de vidro. A dica é chegar por lá um pouco antes do pôr do sol, para assistir o cair da noite.

Fonte:viajali.com.br/hong-kong/fotos;unsplash

Nenhum comentário:

Postar um comentário