Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Constelação de satélites comerciais da China fornecerá serviços de Internet ao Brasil

 

Vista de um local de lançamento de espaçonave comercial em Wenchang, província de Hainan, no sul da China, em 4 de setembro de 2024. (Foto: Yang Guanyu/Xinhua)

A constelação de satélites comerciais da China Spacesail fornecerá serviços de comunicação via satélite para o Brasil e acesso à Internet de banda larga para as regiões remotas e carentes do país.

Os serviços serão realizados por meio da parceria entre a desenvolvedora da constelação Shanghai Spacesail Technologies Co., Ltd. e a Telebras, uma empresa brasileira de telecomunicações, de acordo com um memorando de cooperação assinado pelas duas empresas na quarta-feira (20).

O memorando observou que os serviços comerciais para o Brasil começarão oficialmente em 2026. A cooperação marca o lançamento oficial dos negócios da empresa chinesa no exterior.

A Spacesail é uma megaconstelação de órbita baixa da Terra com bandas de frequência completas e um design multicamadas e multiórbita. A construção da rede comercial foi lançada oficialmente em 6 de agosto de 2024.

Atualmente, a constelação tem 36 satélites operacionais em órbita. Eles concluíram testes de serviço relevantes e provaram ser capazes de fornecer serviços de comunicação de banda larga.

A Constelação Spacesail iniciará seu serviço mundial de Internet via satélite em 2025, facilitando áreas como transporte, nova energia, cidades inteligentes, agricultura inteligente, assistência emergencial a desastres e economia de baixa altitude.

A Shanghai Spacesail Technologies Co., Ltd. iniciou negociações comerciais com mais de 30 países para promover a aplicação comercial global e os serviços de sua constelação.

A China tem atualmente 1.059 satélites em órbita, 492 dos quais são satélites comerciais. Até o final de junho deste ano, 546 empresas espaciais comerciais estavam registradas e operando efetivamente na China.

Fonte: Diário do Povo Online    21.11.2024 15h10



Nenhum comentário:

Postar um comentário