Jingdezhen, uma cidade conhecida como a "capital da porcelana", na província de Jiangxi, no leste da China, ostenta um charme distinto e ambiente artístico, provenientes de sua rica cultura de cerâmica.
Com mais de 2.000 anos de história em artesanato cerâmico, a pequena cidade se tornou uma janela para a abertura e inclusão da civilização chinesa.
O centro comercial China Jingdezhen International Ceramics Expo abriga quase 1.000 marcas internacionais de cerâmica, constituindo uma rede global de comércio em torno do setor.
A cidade hospeda mais de 60.000 "Jingpiaos", ou migrantes que vieram até à cidade para seguir carreira na indústria da cerâmica, incluindo estrangeiros que são frequentemente avistados em oficinas, lojas e escolas.
Usando a cerâmica como ponte, Jingdezhen está recebendo visitantes do mundo inteiro para promover expressões artísticas diversas, tendo-se tornado uma "cidade dos sonhos" para artistas de cerâmica.
Jingdezhen é cada vez mais uma cidade global. Em 2023, a loja oficial de Jingdezhen foi inaugurada em Dubai, fornecendo uma nova plataforma para intercâmbios culturais e comércio exterior para empresas de cerâmica locais.
As estatísticas revelam que, desde 2013, o crescimento médio anual do volume de exportação de cerâmica de Jingdezhen ultrapassou 20%.
Durante séculos, os produtos de cerâmica de Jingdezhen atravessaram rios e oceanos, partindo da China para o mundo. O impacto global da cidade é tão profundo que foi uma das únicas três cidades chinesas mencionadas nos mapas de museus britânicos durante o século XVI.
Enquanto única zona piloto de herança e inovação da cultura cerâmica nacional da China, Jingdezhen está continuamente compartilhando suas histórias culturais de cerâmica com o mundo.
Ela criou centros de experiência internacional para a cultura cerâmica na Itália e em vários outros países, e desenvolveu um mapa interativo junto com mais de 100 museus e instituições arqueológicas.
Por exemplo, a exposição internacional "Blanc de Chine -- Dehua Porcelain" irá sediar atividades de intercâmbio cultural em mais de 20 países e regiões em cinco anos.
O padrão de gelo rachado normalmente encontrado na cerâmica celadon Longquan criou um design importante para as medalhas das Olimpíadas de Inverno de Beijing, cativando atletas de todo o mundo.
Ao longo de sua longa história, Jingdezhen tem consistentemente abraçado novas ideias, experimentado novas técnicas e explorado novas expressões estéticas.
Por exemplo, o azul-samarra persa adornou a porcelana de Jingdezhen, criando a narrativa lendária da cerâmica azul e branca. Muitos vasos absorveram as características de design de outras partes do mundo, como é representado pelos vasos Meiping, vasos em forma de lua e vasos planos com alça dupla.
Os "Oito Amigos de Zhushan", um grupo de artesãos de Jingdezhen amplamente conhecidos por suas inovações em pintura de porcelana, levaram a porcelana família rosa a um novo patamar ao integrar técnicas de pintura chinesas e ocidentais.
No Taoxichuan International Studio, um artista de cerâmica americano, que vive em Jingdezhen há muitos anos, estava operando sua impressora 3D. Ele integrou engenhosamente técnicas de pintura e elementos culturais que aprendeu em países como Coreia do Sul e Japão em seus designs.
Nos últimos anos, Jingdezhen adotou várias medidas para promover um ambiente artístico vibrante entre os entusiastas globais de cerâmica.
Esforços expandiram novos horizontes para a indústria cerâmica, criaram possibilidades sem precedentes e enriqueceram a criatividade da cultura cerâmica da cidade.
Fonte: Zhou Shanshan, Diário do Povo 18.12.2024 14h54
Nenhum comentário:
Postar um comentário