O distrito de Gutian, na cidade de Ningde, província de Fujian (Foto: Liu Mingge)
A orelha-de-pau-branca, conhecida como tremella ou fungo-da-neve, é um alimento tradicionalmente valorizado na China, chamado de "coroa entre os fungos". Até meados do século 20, era uma iguaria rara e considerada um “luxo” nas mesas.
No entanto, em pouco mais de meio século, tornou-se um item comum na dieta da população. Essa transformação está intimamente ligada ao pequeno distrito de Gutian, na cidade de Ningde, província de Fujian.
Recentemente, a primeira Conferência de Desenvolvimento da Indústria da Orelha-de-Pau-Branca foi realizada em Gutian. Durante as discussões e exposições, a “lenda” da produção de Gutian foi sendo apresentada.
Cultivo de orelha-de-pau-branca em estufas. (Foto: Li Weiyi, Diário do Povo Online)
Nos anos 1960 e 1970, o preço elevado e a escassez do fungo despertaram o interesse de especialistas, que desenvolveram técnicas de cultivo em troncos. Muitos agricultores atentos às oportunidades começaram a fazer experiências com as novas técnicas de cultivo.
Gutian iniciou, então, suas pesquisas para o cultivo artificial. A região teve a vantagem de contar com a alta umidade do reservatório local, que favorecia o crescimento dos cogumelos.
Desde 1977, com o avanço das técnicas de cultivo em frascos com substrato, a produção de tremella passou por três grandes mudanças. Em 1976, Gutian produzia menos de uma tonelada. Em 1982, o número saltou para 219 toneladas - um aumento de mais de 200 vezes - sendo que o valor da produção cresceu 57 vezes.
Atualmente, Gutian é responsável por mais de 90% da produção nacional de orelha-de-pau-branca, e, ao longo de décadas contribuiu para tornar o produto acessível e popular.
Gutian, o condado com a maior diversidade de cogumelos comestíveis na China. (Foto: Chen Xiuyu)
Com a entrada no século XXI, a indústria da orelha-de-pau-branca em Gutian alcançou um estágio de desenvolvimento em larga escala. Beneficiando-se do acúmulo de técnicas e experiências, a cidade implementou conceitos industriais modernos, como mecanização e produção em larga escala.
Hoje, o modelo de “fabricação industrializada em nível regional” desenvolvido por Gutian é uma referência no setor, gerando uma cadeia produtiva robusta e difícil de replicar.
Nos últimos anos, Gutian começou a investir na agregação de valor ao produto. Além de garantir a qualidade, a região busca expandir os limites do setor. Explorações como enviar a orelha-de-pau-branca ao espaço, utilizá-la em pratos medicinais e desenvolver produtos de beleza demonstram novas possibilidades para a indústria, baseadas em estudos dos polissacarídeos e outros compostos presentes no fungo.
Oficina de produção de orelha-de-pau-branca em Gutian. (Foto: Wang Xiabing)
Atualmente, Gutian é a maior base de produção de tremella da China e o condado com a maior variedade de cogumelos comestíveis. O mercado atacadista de cogumelos de Gutian movimenta mais de 6 bilhões de yuans por ano, e o condado abriga mais de 400 empresas de comércio eletrônico e 2.700 lojas virtuais.
Em 2023, a marca “Tremella de Gutian” alcançou um valor de mercado de 147,32 bilhões de yuans, ficando em segundo lugar na lista de marcas regionais de cogumelos comestíveis na China e recebendo o prêmio de maior crescimento.
Gutian, com sua visão estratégica, está aproveitando a oportunidade para se posicionar como a “capital mundial da orelha-de-pau-branca”. Atualmente, sua rede de vendas abrange todo o país e inclui mercados na Ásia, Europa e América, com uma taxa de comercialização de cogumelos superior a 98%.
Fonte: Diário do Povo Online 11.12.2024 15h13
Nenhum comentário:
Postar um comentário