Hoje, é seguro assumir que 9 em cada 10 souvenirs no mundo (independentemente do país) são feitos na China, a oficina do mundo. Mas que tal comprar souvenirs na própria China e em Beijing, em particular?
Bules de chá de argila Yixing
A argila Yixing é um estilo tradicional de cerâmica para chá que tem sido praticado na China desde o século XV. Os bules de chá Yixing são destinados principalmente para chás preto, oolong ou pu'er, mas podem ser usados para chás verde e branco também. Eles são muito apreciados por sua capacidade única de absorver o sabor do chá uma vez feito nele e então "passá-lo adiante" para o próximo chá feito depois. É por isso que um bule é geralmente usado para um único tipo de chá apenas.
Lanterna do Palácio de Pequim
As Lanternas do Palácio de Pequim são lanternas ornamentadas de seis lados, embutidas com painéis de seda ou vidro pintados. Essas lanternas surgiram na Dinastia Ming e, a princípio, eram usadas apenas no palácio imperial. No entanto, mais tarde, elas se tornaram bastante populares entre a população geral da cidade. Lanternas coloridas eram penduradas ao ar livre para trazer sorte à casa e afastar os maus espíritos.
Jóias chinesas
As joias chinesas são feitas principalmente de jade, ouro, prata e pérolas; a prata é o metal dominante nas primeiras joias chinesas. As pedras preciosas mais valorizadas usadas nas joias chinesas eram, é claro, o jade, seguido pelas pérolas. Os motivos dominantes das joias chinesas são o dragão e a fênix. O dragão simboliza o imperador chinês e a fênix simboliza a imperatriz chinesa.
Chá chinês
Os chineses foram os primeiros a preparar folhas de chá; de acordo com uma lenda, ele foi descoberto acidentalmente pelo Imperador Shennong em 2737 a.C. quando uma folha de chá caiu na água que o imperador estava fervendo. O chá é considerado uma das sete necessidades da vida chinesa e tem uma longa história na China. Existem quatro categorias de chá chinês (verde, branco, preto e oolong).
Cerâmica Chinesa
A cerâmica é produzida na China desde os tempos pré-dinásticos e é considerada uma das formas mais importantes da arte chinesa. Há uma grande variedade de cerâmica chinesa, como pratos, bules e tigelas de chá, vasos, estátuas, etc., atualmente disponíveis.
Seda chinesa
A história da seda começou na China antiga quando, segundo uma lenda, a Imperatriz Leizu fez a descoberta quando um casulo de seda caiu em seu chá. No início, a seda era reservada apenas para uso na corte imperial e, em algumas ocasiões, como um presente da realeza. Mais tarde, ela se espalhou rapidamente e se tornou um tecido de luxo muito popular.
Fonte: gpsmycity.com/articles/14-shopping-in-beijing-18-travel-mementos.html

Nenhum comentário:
Postar um comentário