Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de junho de 2025

China em Movimento: de mina abandonada a polo turístico, grutas de Huangyan renascem com arte e inovação

 Localizadas na cidade de Taizhou, província de Zhejiang, as Grutas de Huangyan foram em tempos um gigantesco campo de extração de pedra, onde gerações de pedreiros suaram para moldar a paisagem. A mineração, que durou mil anos, só foi encerrada oficialmente no final dos anos 1980.

As grutas de Huangyan (Foto: Guo Yang / Diário do Povo Online)

As imponentes cavernas são marcas históricas deixadas pela intensa atividade de extração. Com o fim das operações, as grutas foram abandonadas. Nos anos 1990, houve tentativas de transformá-las em um ponto turístico, mas nenhuma teve êxito.

O ponto de virada ocorreu em 2023. O distrito de Huangyan, em parceria com uma equipe de especialistas de ponta da Universidade Tsinghua, elaborou um “plano de renascimento” sob medida para o local.

“Em março deste ano, o projeto de renovação das Grutas de Huangyan conquistou o Prêmio Wolf de Arquitetura — considerado o 'Nobel da arquitetura'”, explicou Chen Yaxiao, presidente do grupo responsável pela operação do local, o Grupo de Investimentos Industriais Yongning de Taizhou.

Segundo ele, o projeto aplicou os conceitos de “mínima intervenção” e “acupuntura arquitetônica” em três grutas, preservando sua aparência original e, ao mesmo tempo, criando um modelo inovador de preservação do patrimônio cultural e reativação de espaços.

As grutas possuem pinturas naturais nas paredes. (Foto: Guo Yang / Diário do Povo Online)

“As grutas foram transformadas em um produto turístico inovador, com foco em interação e participação ativa com os visitantes”, afirmou Yang Yin, diretora do Departamento de Cultura, Turismo, Esporte e Rádio e TV de Huangyan.

Para ela, a transformação das grutas é uma exploração valiosa do conceito “espaço artístico + atração turística”.

Em janeiro deste ano, após 15 meses de reforma, as grutas "adormecidas" foram reabertas ao público. Hoje, o longo corredor que liga as grutas 1 e 2 abriga uma exposição imersiva de arte; no interior da gruta 2, já ecoaram as melodias de mais de 20 concertos profissionais...

Com menos de seis meses de funcionamento, as Grutas de Huangyan tornaram-se um novo ponto turístico popular da região, graças à combinação única de “ruínas milenares de mineração + renascimento artístico contemporâneo”, atraindo mais de 300 mil visitantes.

Visitantes são atraídos pelo cenário único das grutas. (Foto: Guo Yang / Diário do Povo Online)

Impulsionada pelo turismo cultural das grutas, a vila de Shanxialang, nas proximidades, também colheu os frutos. A receita coletiva da vila deu um salto impressionante — de pouco mais de 100 mil yuans no ano passado para mais de 3 milhões de yuans apenas no primeiro trimestre deste ano.

A reconstrução da antiga mina trouxe novas cores ao turismo rural de Zhejiang e uma história de “reviravolta” que comprova o valor da transformação dos recursos ecológicos.

Fonte: Diário do Povo Online

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário