O que é uma cerimônia do chá?
A cerimônia do chá japonesa, também conhecida como sado, chado ou chanoyu, é uma tradição secular de preparar e servir chá verde matcha em pó, originária da prática do budismo na China.
Esta é uma forma ritualística de fazer matcha, um tipo de chá em pó exclusivo do Japão, que é feito de folhas de chá secas e produz uma cor verde brilhante.
Este é um deleite raro para visitantes que querem vivenciar a verdadeira cultura e essência do Japão!
Em Asakusa, Tokyo, uma experiência autêntica de cerimônia do chá.
Doces japoneses
Você também experimentará doces japoneses tradicionais chamados wagashi, que variam em sabores, formas e cores de acordo com a estação.
Em Asakusa, Tokyo, uma experiência autêntica de cerimônia do chá os visitantes podem vestir quimonos, aprender sobre a história e o significado da cerimônia do chá, assistir a uma demonstração e até mesmo preparar seu próprio matcha. Outra opção é uma experiência que combina a cerimônia do chá com uma visita a um templo zen em Asakusa, onde se pode meditar e aprender sobre o zazen.
Além do aprendizado técnico, a cerimônia do chá é um momento de conexão com a cultura japonesa e com os anfitriões, que geralmente são muito simpáticos e dispostos a compartilhar seus conhecimentos.
O ritual do chá é uma prática milenar de origem japonesa. Muito importante na cultura do Japão, essa bebida tem toda uma cerimônia dedicada a ela. Conhecida como Chanoyu (茶の湯) ou Sado (茶道), para esse povo, a infusão promove um estado de harmonia com a natureza e com a vida. Além disso, estimula o respeito e a paz de espírito.
Já no ocidente, a ideia de como preparar chá é muito menos ritualística, mas ainda sim, bastante adorada. Não é à toa que a bebida está ganhando, cada vez mais, o coração e o paladar dos brasileiros. Segundo uma pequisa realizada pela Euromonitor International em 2021, o consumo da infusão no país cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%.

Nenhum comentário:
Postar um comentário