Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Terra do Sol Nascente: conheça a cultura japonesa

  Japão é um país repleto de história, tecnologia e paisagens de tirar o fôlego. 


O Japão, com seus contrastes e tradições milenares, é um destino turístico que encanta viajantes de todo o mundo. Com rica história e cenários incríveis, o arquipélago oferece uma experiência única e memorável para quem visita suas terras. Não é à toa que a cultura e o turismo japoneses sejam tão relevantes.

Esse é um lugar que com certeza está na lista de muitos turistas. Se for o seu caso, é importantíssimo saber mais sobre sua cultura para aproveitar a viagem e evitar gafes e situações desconfortáveis.


O básico do Japão

Antes de mergulharmos na rica cultura japonesa, é fundamental entender alguns aspectos básicos. Situado no extremo leste da Ásia, o Japão é um arquipélago composto por cerca de 6.800 ilhas, fator essencial para o seu turismo. As principais são Hokkaido, Kyushu, Shikoku e Honshu, sendo esta última a maior e também lar de Tokyo.

Sua cultura é fruto de uma história rica e complexa. Justamente por ser um conjunto de ilhas, o Japão conseguiu, em diversos momentos de sua trajetória, se isolar de outras nações, fato que torna seus costumes tão distintos.

As fases de reclusão foram intercaladas por períodos de maior abertura para o mundo, o que levou o Japão a ser influenciado por civilizações vizinhas, como China e Coreia, bem como por potências ocidentais. Mas o país conseguiu absorver e reinterpretar as referências externas de maneira peculiar, moldando a própria cultura e mantendo suas tradições.

A língua oficial do Japão é o japonês, e o sistema de escrita composto por três alfabetos: hiragana, katakana e kanji, sendo este uma influência chinesa.


Cultura e costumes japoneses

Em 2014, quando o Brasil sediou o campeonato mundial de futebol, muitos brasileiros se impressionaram com os japoneses recolhendo lixos dos estádios. Isso é tão comum por lá que as escolas não têm faxineiros: a responsabilidade da limpeza é dos próprios alunos.

Esse comportamento tem até um termo: souji, que significa limpeza e varrição. Os japoneses são organizados e não deixam lixo para trás ou na rua.
À higiene e à organização, somam-se outros valores, como respeito ao equilíbrio e à harmonia, e cortesia.

A importância do equilíbrio e da harmonia pode ser observada, por exemplo, na arquitetura minimalista; na apreciação pela natureza, como os jardins zen; nas artes marciais; e até mesmo nas próprias relações humanas.

Já a cortesia pode ser vivenciada sob diversos aspectos: respeito aos mais velhos; a valorização da hierarquia social, como autoridades e professores; o cumprimento com leve reverência; e o coletivismo.

Sim, o senso de coletivismo e o apreço ao próximo e às regras são muito fortes. Mesmo em cidades movimentadas, ninguém atravessa fora da faixa de pedestres ou faz muito barulho, evitando criar inconveniências ao outro.

Por fim, a cultura nipônica é muito reconhecida por sua perseverança e disciplina. Desde as suas obras da cultura pop, como os animes e mangás, até a enorme responsabilidade que os jovens têm ao prestar o vestibular, há imensa valorização à dedicação e ao cumprimento correto dos seus objetivos.


Fonte: omint.com.br/blog/conheca-o-japao/fotos: yandex


Nenhum comentário:

Postar um comentário