Os caracteres chineses para "Chengdu" foram descobertos pela primeira vez em peças de bronze escavadas localmente, destacando a rica história da cidade e o fato de seu nome permanecer inalterado por mais de 2.000 anos.
Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais de 2025, realizada na noite da quinta-feira (7), em Chengdu, capital da província de Sichuan, os caracteres "Chengdu" iluminaram o céu noturno ao lado de 12 flores simbólicas, cada uma representando uma cidade-sede dos Jogos Mundiais. Em seguida, cresceu uma "Árvore da Amizade", inspirada nas antigas relíquias de raízes de árvores do Sítio Jinsha de Chengdu e na árvore-pombo nativa de Sichuan, desenvolvendo um diálogo civilizacional através de montanhas e mares e simbolizando paz, progresso e amizade.
A edição de Chengdu dos Jogos entrelaça a herança histórica da cultura chinesa com um evento esportivo internacional moderno.
A bandeira do Comitê Olímpico Internacional, a bandeira da Associação Internacional dos Jogos Mundiais, a bandeira nacional chinesa e a bandeira do Comitê Organizador dos Jogos Mundiais de 2025 em Chengdu (da esquerda para a direita) são vistas durante a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais de 2025 em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China, em 7 de agosto de 2025. (Foto: Chen Zhenhai/Xinhua)
O desfile dos atletas incorporou elementos do patrimônio cultural imaterial de Sichuan, com cartazes feitos manualmente que incluiam a tradicional tecelagem de bambu e as intrincadas técnicas de filigrana de prata de Chengdu. O tradicional brocado Shu também foi usado no Qipao (cheongsam) usado pelos guias.
Membros da delegação belga desfilam durante a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais de 2025 em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China, em 7 de agosto de 2025. (Foto: Jiang Kehong/Xinhua)
"Esperamos que esses elementos cuidadosamente projetados permitam que a essência da cultura local Ba-Shu flua de maneira natural e vívida, exibindo o charme único do patrimônio cultural imaterial da China para o mundo", disse Wang Zhigang, designer visual chefe da cerimônia de abertura.
O logotipo, a tocha, as medalhas e o mascote dos Jogos Mundiais de Chengdu também apresentam elementos da cultura chinesa. O design do logotipo, inspirado no panda gigante, na flor de hibisco e no nó chinês, reflete a história e a cultura de Chengdu.
Xiao Xianjin (E), representante do Museu Sanxingdui, e Zhu Zhangyi, representante do Museu do Sítio Arqueológico de Jinsha, exibem a chama durante a cerimônia de acendimento antes do Revezamento da Tocha dos Jogos Mundiais de 2025 em Deyang, província de Sichuan, sudoeste da China, em 26 de julho de 2025. (Foto: Liu Kun/Xinhua)
O revezamento da tocha dos Jogos Mundiais, o primeiro na história do evento, começou em 26 de julho. Sua jornada de seis etapas, conduzida por 120 portadores da tocha "Sonho de Bambu", conectou a herança milenar de Chengdu – personificada pelas ruínas de Sanxingdui, o Pássaro-Sol de Jinsha, os habitats dos pandas, os sítios arqueológicos dos Três Reinos, o legado dos estudiosos dos Três Su e o Parque do Pantanal do Lago Xinglong da Nova Área de Tianfu – com sua pulsação moderna, culminando no acendimento da cerimônia de abertura.
"Isso infundiu o espírito de Chengdu, o espírito de união e o espírito dos Jogos", disse o designer britânico de emblemas, John Fairley, que também participou do revezamento da tocha.
Fogos de artifício são vistos durante a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais de 2025 em Chengdu, província de Sichuan, sudoeste da China, em 7 de agosto de 2025. (Foto: Liu Kun/Xinhua)
Antes do início oficial dos Jogos, os participantes testemunharam uma variedade de experiências na Vila dos Atletas, desde troca de rostos na Ópera de Sichuan e pinturas em açúcar até a criação de réplicas de esculturas de bronze de Sanxingdui, prática de caligrafia chinesa e pinturas com tema de pandas. Nos dias seguintes, outras experiências culturais incluíram brocado Shu, teatro de sombras e recortes em papel.
"Posso não levar uma medalha para casa, mas minha mala com certeza estará cheia de lembranças", riu a líder de torcida americana Emma, segurando uma estatueta de panda recém-feita.
A conselheira de Estado chinesa, Shen Yiqin, declarou aberta a 12ª edição dos Jogos Mundiais na noite de quinta-feira (07/08) no Centro Internacional de Convenções Tianfu.
Isso marca a primeira vez que os Jogos, um evento multiesportivo com modalidades que não estão (ou ainda não estão) no programa olímpico, serão realizados na parte continental da China.
Em outra estreia histórica, os Jogos Mundiais de Chengdu contaram com um revezamento da tocha em 26 de julho no icônico Museu Sanxingdui, o coração cultural da Província de Sichuan, no sudoeste da China, com 120 portadores da tocha participando do momento marcante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário