Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Dicas de um morador chinês: coisas que NÃO fazer ao visitar a China

A China é um país absolutamente incrível. 

O choque cultural por si só pode ser uma experiência esclarecedora e transformadora. 

Não espere que as pessoas falem inglês.

Ao contrário de alguns países da Ásia/Sudeste Asiático, você não encontrará muitas pessoas que falem ou entendam inglês além de palavras como "oi" e "tchau". No entanto, estudantes do ensino médio e da faculdade provavelmente precisarão de algum tipo de aula de inglês.

Sente-se perdido? Tente procurar alunos para pedir ajuda. Algumas pessoas podem ser tímidas, enquanto outras ficarão entusiasmadas em aproveitar a oportunidade de praticar inglês com um estrangeiro.

Não tenha medo de aprender algumas frases em chinês.

Os moradores locais vão adorar e também achar muito divertido ouvir estrangeiros falando chinês. Até mesmo coisas simples comonihao " (oi) e " xiexie " (obrigado).

Nem é preciso dizer que aprender o idioma do país que você está visitando demonstra que você se esforçou para entrar em contato com a cultura local e é um gesto de respeito. Além disso, você ganhará pontos importantes e talvez consiga um negócio melhor.

Não deixe troco como gorjeta.

Ao jantar em restaurantes, não se espera que você dê gorjeta alguma. Alguém chegou a recusar uma gorjeta (para entrega de comida). No entanto, se você achar o serviço excepcional e quiser demonstrar sua gratidão, não deixe moedas/trocos na mesa, pois isso pode ofender os garçons.

Nas grandes cidades, onde há uma boa exposição de estrangeiros, os moradores locais sabem que, às vezes, os "laowai", também conhecidos como estrangeiros, gostam de dar gorjeta. Mas isso geralmente é incomum e definitivamente não esperado.

Não saia sem levar seu próprio lenço de papel.

Esta é uma dica pequena, mas importantíssima, para viajar para a China. Muitas vezes, nem mesmo os restaurantes têm papel higiênico nos banheiros ou lenços de papel nas mesas. A boa notícia é que você pode comprar pacotes de lenços de papel baratos em lojas de conveniência.

Não viaje para a China sem VPN.

Esta pode ser uma das dicas mais importantes para viagens à China: se você é um pouco apegado a aplicativos como Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp ou precisa usar o Gmail ou qualquer outro recurso do Google para negócios, certifique-se de obter uma conta VPN .

Não esqueça seu passaporte.

Se precisar comprar uma passagem para os trens lentos ou de alta velocidade na China na estação, leve seu passaporte. Os escritórios não venderão passagens sem ele.

"A única coisa que sei com certeza sobre a China é que nunca a conhecerei. É muito grande, muito antiga, muito diversa, muito profunda. Simplesmente não há tempo suficiente." 

Anthony Bourdain

Fonte: herewithdia.com/china-travel-tips/fotos:yandex

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário