O gigante chinês de eletrodomésticos Haier Group desenvolveu robôs de reabilitação para criar planos terapêuticos personalizados para idosos e introduziu vasos sanitários, chuveiros e banheiros com controle de temperatura e reconhecimento de voz para pessoas com dificuldades de mobilidade.
O grupo Hisense lançou televisores com proteção ocular, enquanto o Sichuan Changhong
Electronic Holding Group desenvolveu um sistema de cuidados para idosos que conecta
eletrodomésticos, equipamentos médicos e sistemas de segurança, com televisores capazes de lembrar usuários de tomar medicamentos.
Segundo Jiang Feng, presidente da Associação Chinesa de Eletrodomésticos, diante das amplas oportunidades de negócios proporcionadas pela economia prateada e pelo envelhecimento populacional, os principais fabricantes estão intensificando a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica para atender às diversas necessidades desse grupo em expansão.
Jiang observou que, embora os produtos tradicionais sejam altamente homogeneizados, o mercado de nicho voltado para idosos ainda está em estágio inicial, cenário que pode abrir novas fontes de receita para os fabricantes.
A consultoria de mercado All View Cloud, sediada em Beijing, estima que o mercado chinês de eletrodomésticos adaptados para idosos superará 100 bilhões de yuans (US$ 14 bilhões) em 2025 e poderá atingir 1 trilhão de yuans até 2030.
O analista independente de eletrônicos de consumo Liang Zhenpeng afirmou que, à medida que aparelhos de ar-condicionado inteligentes ajustam automaticamente a temperatura e televisores com inteligência artificial exibem informações pessoais de saúde, os eletrodomésticos estão se tornando "companheiros emocionais" para os idosos.
Com o auxílio da inteligência artificial, acrescentou Liang, esses produtos adaptados estão criando um ambiente doméstico mais seguro, confortável e inteligente para o público de cabelos grisalhos.
Fonte: portuguese.xinhuanet.com/fotos:web

Nenhum comentário:
Postar um comentário