Usando fitas amarelas, os participantes entraram no local por volta das 9h e depositaram cestas de flores em frente à estátua de Confúcio. Zhou Naixiang, governador da província de Shandong, leu o elogio fúnebre e conduziu os convidados com uma reverência. A grande cerimônia foi encerrada por volta das 10h do domingo (28).
Para ampliar a participação e aumentar seu impacto global, a comemoração deste ano contou com uma transmissão online ao vivo, permitindo que pessoas do mundo todo se envolvessem com a cultura confucionista.
A tradição de homenagear Confúcio remonta a 478 a.C., o ano seguinte à sua morte. Hoje, a cerimônia, com música, dança e outras formas cerimoniais tradicionais, personifica a essência da propriedade na cultura confucionista.
O evento deste ano também é parte fundamental do Festival Cultural Internacional de Confúcio da China de 2025.
Como educador e filósofo, Confúcio (551-479 a.C.) fundou uma escola de pensamento que influenciou profundamente as gerações posteriores e ficou conhecida como confucionismo. Ele também foi o primeiro a estabelecer escolas particulares na China, que admitiam alunos de todas as classes sociais.
Fonte: Diário do Povo Online

Nenhum comentário:
Postar um comentário