Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

China em abertura acelerada: um motor de estabilidade e crescimento global

 


O desenvolvimento da China não pode se desvincular do mundo, e a prosperidade global também precisa da China. Abertura, cooperação e benefício mútuo são uma chave para compreender a modernização chinesa.

Em 10 de novembro, a 8ª Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) foi encerrada em Shanghai. Como a primeira feira nacional do mundo voltada especificamente para importações — planejada pessoalmente pelo presidente Xi Jinping — o evento apresentou resultados impressionantes: US$ 83,49 bilhões em intenções de negócio anuais e 4.108 empresas de 138 países e regiões participaram, ambos números estabelecendo novos recordes históricos.

Já em 6 de novembro, Xi Jinping anunciou em Hainan que, em 18 de dezembro deste ano, o Porto de Livre Comércio de Hainan iniciará oficialmente o regime de operações alfandegárias especiais em toda a ilha, um marco importante da determinação da China em ampliar sua abertura de alto nível ao exterior.


Ao longo de oito anos de prática, as duas grandes iniciativas mostram resultados notáveis. A CIIE acumulou mais de US$ 500 bilhões em transações, tornando-se um bem público internacional compartilhado por todo o mundo, e alcançando o objetivo de “realizar cada edição melhor que a anterior e sempre com novidades”.

Já o Porto de Livre Comércio de Hainan avançou de “grande iniciativa” em sua conceção para se tornar uma “medida emblemática” com o regime de operações alfandegárias especiais em toda a ilha, progredindo de forma sólida rumo ao objetivo de se tornar “um portal importante para a abertura da China na nova era”.

O “potencial da China” vem do forte poder de crescimento de seu enorme mercado. O país já é o segundo maior mercado consumidor e importador do mundo. Com mais de 1,4 bilhão de habitantes, quase 50 trilhões de yuans em consumo anual e mais de 20 trilhões de yuans em importações, somados à expansão da classe média e ao surgimento de jovens consumidores, o ciclo interno torna-se ainda mais dinâmico.

A “atratividade da China” deriva de um ambiente estável e de serviços de alta qualidade. A China segue construindo um ambiente de negócios de nível internacional, com regras de mercado, governança legal e abertura global. O “Expresso da CIIE” da Alfândega de Shanghai permite que mercadorias cheguem do armazém aduaneiro ao local da exposição em apenas 35 minutos.


Uma China que avança com determinação na abertura de alto nível certamente injetará 

mais certeza e energia positiva no mundo. A confiança da China está se tornando 

a confiança do mundo. O futuro da China moldará profundamente o futuro global.

Fonte: Diário do Povo Online/fotos:yandex

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário