Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Túnel rodoviário expresso mais longo do mundo será aberto ao tráfego em Xinjiang este ano

 


O Túnel Shengli de Tianshan, o mais longo túnel rodoviário expresso do mundo, deverá ser aberto ao tráfego ainda este ano de 2025, criando um novo atalho que liga as partes sul e norte da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China.

Ao discursar numa conferência de imprensa realizada na quinta-feira (18) pelo Gabinete de Informação do Governo da Região Autônoma Uigur de Xinjiang, Guo Sheng, subdiretor do departamento de transportes, afirmou que a autoestrada Urumqi–Yuli, que atravessa a cordilheira de Tianshan através do túnel, deverá aliviar um estrangulamento no tráfego que há muito tem dificultado o desenvolvimento coordenado das zonas norte e sul de Xinjiang.


Com 22,13 quilômetros de extensão, o túnel reduzirá o tempo de travessia da seção central das Montanhas Tianshan de várias horas para cerca de 20 minutos.

É um projeto importante da Via Expressa Urumqi-Yuli, que vai da capital regional de Urumqi, no norte de Xinjiang, até o distrito de Yuli, no sul de Xinjiang. 

Depois de entrar em funcionamento, o tempo de viagem entre Urumqi, capital regional situada a norte das Montanhas Tianshan, e Korla, a sul da cordilheira, será reduzido de sete horas para cerca de três horas.

As montanhas Tianshan são conhecidas como um “museu geológico”, revelando inúmeras zonas de falhas, 16 das quais o túnel atravessa. Seu poço de ventilação n.º 2 abrange uma profundidade de 706 metros – mais alto que a Torre de Xangai, o edifício mais alto da China.

Para minimizar o impacto ambiental na Geleira n.º1 de Tianshan e habitats do leopardo-das-neves, foram instalações previstas no local para conter águas residuais e utilizar totalmente o cascalho, ajudando o projeto a atingir as principais metas de proteção ambiental.

Fontes: Diário do Povo Online e diariodepe.com.br/xinhua/

www.chinatur.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário