Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Grutas de Mogao na China — Maravilhas excepcionais da arte budista na Rota da Seda


As Grutas de Mogao, ou Cavernas de Mogao, são uma maravilha excepcional da arte budista, construída em 366 em Dunhuang , uma importante cidade ao longo da Rota da Seda .

Como Patrimônio Mundial da UNESCO, as Grutas de Mogao preservam inúmeros murais, esculturas, pergaminhos e outras relíquias de valor histórico e cultural inigualável.


Cavernas Mogao em Dunhuang, na província de Gansu


Construção e significado das cavernas de Mogao

No ano de 366, enquanto viajava por Dunhuang, um budista chamado Yue Zun viu, de repente, no meio do vasto deserto, luzes douradas brilharem em um penhasco, parecendo milhares de Budas.

Ele ficou impressionado com a paisagem espetacular e acreditou que aquele era o lugar sagrado onde desejava praticar o budismo.



Posteriormente, mais cavernas foram construídas ali.

Mogao significa o ponto mais alto do deserto ou incomparável.

 

Também era conhecido como Grutas dos Mil Budas, o que completava a descrição da grande quantidade de coleções de arte budista de valor inestimável que ali se encontravam.



Fatos e dados importantes sobre as cavernas de Mogao

  • As Grutas de Mogao foram construídas pela primeira vez em 366 e permaneceram em funcionamento por cerca de 1000 anos.

  • Existem hoje 492 cavernas bem preservadas.

  • Mais de 45.000 metros quadrados de pinturas murais de diferentes dinastias cobriam as paredes dessas cavernas.

  • Mais de 2000 esculturas pintadas, com tamanhos que variam de 34,5 metros a 2 centímetros de altura, estão preservadas em Mogao.

  • Mais de 50.000 pergaminhos, pinturas e obras-primas de bordado, datadas de 405 a 1002, incluindo o livro impresso mais antigo do mundo (o Sutra do Diamante, impresso em 868), foram escondidas e descobertas ali.


História das Cavernas de Mogao

Localizadas em Dunhuang, uma importante cidade ao longo da Rota da Seda, o destino das Grutas de Mogao reflete a prosperidade e o declínio de Dunhuang.

Após a construção da primeira gruta em 366 d.C., outras foram erguidas no local com o apoio de devotos budistas, desde membros da realeza até civis.

 

A cidade atingiu seu auge durante as  dinastias Sui (581-618) e Tang (618-907), quando o comércio e as comunicações na Rota da Seda eram extremamente prósperos, e Dunhuang era um dos centros comerciais e religiosos.



Aspectos culturais presentes na arte das grutas de Mogao

Como uma maravilha excepcional na Rota da Seda, as obras de arte e os documentos de Mogao revelam muitos aspectos culturais da China do século IV ao XIV.



Fonte: https://www.chinafetching.com/mogao-caves/fotos:yandex

Nenhum comentário:

Postar um comentário