O Japão é um país diferente e cheio de regras e costumes próprios. Se você tem uma viagem marcada para lá, é bom já ir sabendo algumas coisas que você NUNCA deve fazer no Japão, não só para não passar vergonha, mas também para não desrespeitar nada nem ninguém ou ser mau educado.
O japoneses são super simpáticos e prestativos, então é bom ter consideração com a cultura deles enquanto estivermos de visita. Lembre-se sempre do bom senso e da educação!
Você NUNCA deve fazer no Japão
Usar sapatos dentro de casa e templos (ou até em alguns restaurantes)
A grande maioria das pessoas retira os sapatos antes de entrar em casa, restaurantes e templos no Japão. A maioria dos locais têm um “degrau” pequenininho chamado genkan onde os sapatos devem ser retirados. Meias são preferidas em chão de tatami. Em restaurantes, oferecem chinelos especiais. Em templos, você deve deixar os sapatos em armários ou levá-los com você em sacolas. Existe até chinelos especiais para serem usados nos banheiros!
Evite usar o telefone no transporte público
Os japoneses são muito discretos, falam baixo e não gostam muito de serem notados.
Se você tiver que usar seu telefone para fazer ligações no Japão, seja breve e fale baixo ou vá para uma área mais tranquila quando estiver na rua! Inclusive, se você for conversar com outras pessoas, também fale baixo – dentro ou fora de algum transporte público.
Existem algumas regras que regem o uso dos hashis:
- Nunca coloque seus hashis em uma vasilha de arroz, pois isto se assemelha a um ritual funeral;
- Se você precisar deixá-los, utilize o porta-hashis que normalmente fica ao lado do seu prato;
- Evite passar comida de seus hashis para os de outra pessoa, pois este também é outro tabu ou esfregar seus palitinhos um no outro, pois isso é considerado rude;
- Não utilize-os como baquetas para ficar batucando na mesa;
- Não cruze-os como um X
Não dê gorjetas
Esta é uma das coisas que você nunca deve fazer no Japão! Deixar gorjeta pode ser até considerado um insulto, já que eles vêem como uma obrigação prestar serviços e atendimento de qualidade. É capaz de correrem atrás de você para devolver qualquer moeda deixada a mais como pagamento.
Não fure filas
Os japoneses são extremamente educados e adoram fazer filas, seja para esperar pelo metrô ou entrar em um restaurante. Você com certeza já viu alguma foto das plataformas de trens e metrôs no Japão com os japoneses esperando pacientemente em filas perfeitas. Não fure filas, não seja grosseiro e respeite os locais.
Não coma ou beba enquanto anda na rua
Evite entregar/pegar dinheiro diretamente em mãos
É muito comum ver bandejas pequenas perto do caixa em lojas ou restaurantes. Elas estão ali por um motivo: ao invés de entregar o dinheiro diretamente na mão de alguém, coloque-o nestas bandejas.
Evite pegar e dar coisas com apenas uma mão
Os japoneses costumam sempre usar as duas mãos para entregar ou servir algo, incluindo cartões de visita, trocos, servir bebidas, etc. Tente se lembrar disso e usar suas duas mão para receber as coisas também e agradeça se curvando levemente para a frente, como os japoneses sempre fazem.
Evite o número 4
O número 4 é cheio de superstição no Japão, como o número 13 é para o resto do mundo. Ele é pronunciado “shi” em japonês, que soa como a palavra “morte” na língua.
É muito comum ver elevadores com os números 1, 2, 3, 5, por exemplo, ou assentos sem a utilização do 4. Outro número ligado à má sorte no Japão é o 9, que em japonês é “kyu”, que soa como uma palavra japonesa que significa tortura ou sofrimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário