Escrito por Natalia |Atualizado em 20 de outubro de 2025
Como capital da China, Pequim possui muitas ruas históricas que são anteriores a algumas nações. Na verdade, a verdadeira essência de Beijing reside em suas ruas antigas e hutongs.
A história da Rua Wangfujing remonta à Dinastia Ming. Localizada no coração de Beijing, fica a poucos passos da Cidade Proibida . Originalmente uma rua comercial, ao longo dos anos, transformou-se em um movimentado distrito comercial.
Uma curiosidade: o nome "Wangfujing" vem de uma antiga lenda sobre um poço na mansão de um príncipe. Esse poço não existe mais, mas o nome foi preservado.
O nome “Qianmen” significa literalmente “Portão da Frente”, e recebeu esse nome por ter sido, outrora, a principal entrada para a Cidade Imperial. Aqui, você passará por baixo de muitos arcos tradicionais e edifícios no estilo da Dinastia Qing, o que lhe dará a sensação de estar caminhando pela história. Eles foram cuidadosamente preservados no estilo da antiga Beijing.
" Nanluoguxiang " significa literalmente "Beco da Torre do Tambor Sul", devido à sua localização, bastante próxima à Torre do Tambor de Beijing. O beco tem cerca de 800 metros de extensão e era uma área residencial para funcionários do governo e acadêmicos. Ali se encontram alguns dos edifícios mais autênticos em estilo pequinês.
“Dashila” significa “grande mercado” em chinês. Era o centro do comércio na antiga Beijing, atraindo mercadores que ali vendiam suas mercadorias. Hoje, ainda é uma rua comercial, mas se assemelha mais a um museu vivo.
Esta rua é ótima para tomar uma xícara de chá em uma pequena casa de chá. Ou simplesmente entre em uma loja centenária ou descubra pequenas lojas de antiguidades.
Mao'er Hutong é um lugar precioso que ainda não foi invadido por lojas turísticas. Em vez disso, preserva seu charme antigo em seus recantos escondidos. O nome "Mao'er" (que significa "chapéu" em chinês) deriva de seu formato peculiar ao longo da história. O hutong abrigou uma oficina de fabricação de chapéus da Dinastia Qing, onde chapéus tradicionais eram confeccionados.
Curiosamente, o próprio beco também possui um formato mais largo na extremidade oeste e que se estreita acentuadamente na extremidade leste, com uma leve curvatura ascendente. E lembra bastante o formato de um chapéu chinês tradicional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário