O presidente chinês, Xi Jinping, discursou no Congresso do Brasil, defendendo a promoção da Parceria Estratégica Global sino-brasileira a um novo patamar, com uma visão de longo prazo, além de uma firme determinação.
Xi Jinping lembrou que a China e o Brasil estabeleceram suas relações diplomáticas há 40 anos. Esse relacionamento já passou por quatro décadas e está mais consolidado e maduro. O Brasil é o primeiro país em desenvolvimento que tem a parceria estratégica com a China.
Os dois países se tratam como parceiros importantes na cooperação, e servem de exemplo para as colaborações sul-sul.
Na visão de Xi Jinping, a China e o Brasil são países em desenvolvimento e grandes economias emergentes, com boas perspectivas. As relações sino-brasileiras exercem influência, a cada dia mais globalizada. Ele pediu que os dois lados tomem o 40º aniversário das relações diplomáticas como um novo ponto de partida, para impulsionar o relacionamento bilateral.
Para levar adiante os laços entre as duas nações, Xi Jinping fez uma série de propostas, incluindo o empenho na colaboração estratégica, o aprofundamento da confiança política recíproca, o apoio mútuo nas questões relacionadas aos interesses fundamentais do outro país, a coordenação das políticas macroeconômicas, a ampliação do comércio e o investimento, a promoção dos projetos importantes de cooperação estratégica e a tomada das responsabilidades internacionais.
O presidente da China destacou, ainda, que a amizade entre os povos é uma das forças motrizes para fomentar os laços sino-brasileiros. Por isso, é necessário estreitar os intercâmbios culturais e juvenis, a fim de dar continuidade ao relacionamento bilateral de geração para geração.
Fonte: CRIOnline
Nenhum comentário:
Postar um comentário