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sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Setor de ferrovias do Brasil buscam oportunidades na China

Beijing,  "Para criar maior fortuna, precisa-se construir novos caminhos", diz um provérbio chinês, mas cada vez mais brasileiros concordam com isso e em meio ao desenvolvimento das relações sino-brasileiras, projetos de transporte brasileiros começam a buscar oportunidades na China.
"Sabe-se da importância do setor de transporte como mola propulsora para qualquer ação de desenvolvimento. A China tem a característica de grande importadora de matéria-prima e tem uma infraestrutura bem desenvolvida. O Brasil tem desempenhado um papel importante como grande exportador de commodities e tem o desafio de aprimorar sua infraestrutura", disse José Antunes, engenheiro civil e representante da Confederação Nacional de Transporte (CNT) do Brasil em Beijing.
Na opinião de Antunes, os projetos de infraestrutura de transporte construídos pela China dentro e fora do país comprovam a capacidade e a competitividade chinesa no setor, e o governo chinês está fazendo uma promoção global de construção de infraestrutura. "A parceria entre os dois países é de mútuo interesse e de alta complementaridade, além disso, os dois países estão dispostos a conduzir com uma cooperação estratégica ", disse Antunes, acrescentando que atualmente os projetos de ferrovias atraem maior atenção.
Durante a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil em julho, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, o mais alto órgão de planejamento econômico do país, e o Ministério dos Transportes do Brasil assinaram um entendimento para fortalecer a cooperação no transporte ferroviário entre os dois países. Além disso, China, Peru e Brasil emitiram uma declaração conjunta sobre a cooperação em uma via férrea que ligará a costa pacífica peruana com a atlântica brasileira.
A parte brasileira já teve conhecimento da indústria de ferrovias chinesa. Durante a Copa do Mundo, trens EMU e de metrô fabricados na China pela Empresa de Veículos Ferroviários de Changchun CNR representavam 80% da capacidade de transporte ferroviário no Rio de Janeiro durante o evento. Em agosto, a CNR recebeu novas encomendas brasileiras para fornecer vagões para os Jogos Olímpicos em 2016.
Além das ferrovias, Antunes indicou que as áreas de portos, rodovias e aeroportos brasileiras também dão boas-vindas a investimentos, tecnologias, construção e até operação das empresas chinesas. Ele assinalou que cada projeto tem seus próprios detalhes e gostaria de oferecer informações e assistências às empresas chinesas para entender melhor o mercado e o comportamento dos empresários brasileiros, o que levaria a criação de mais oportunidades e mitigação de riscos nas parcerias entre Brasil e China na área de transporte e infraestrutura. Atualmente o executivo já está em contato com algumas empresas chinesas e planeja organizar um grande evento de promoção em 2015, onde pode divulgar todos os projetos.
 O Brasil precisa da China".
Fonte: Embaixada da Rep. Popular da China no Brasil

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