"Xue Xue," nascida em 15 de agosto de 2012 na Base de Treinamento Selvagem de Hetaoping de Wolong, na Província de Sichuan, sudoeste da China, foi solta nesta terça-feira.
Dois anos de treinamento na base ensinaram a Xue Xue como procurar alimento e água e evitar predadores na Reserva Natural de Liziping.
Pandas gigantes são uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Cerca de 1.600 estão soltos na natureza, a maioria em montanhas de Sichuan, enquanto mais de 300 vivem em cativeiro.
A China começou em 2006 a soltar pandas criados em cativeiro. O primeiro foi o macho Xiang Xiang, de cinco anos de idade. Xiang Xiang morreu depois de brigar com outros machos por alimento e território apenas um ano depois.
Em outubro de 2012, Tao Tao, um macho, foi solto com sucesso em Liziping. Em novembro de 2013 foi a vez da fêmea Zhang Xiang, concebida com inseminação artificial.
"Esta soltura é diferente das anteriores, pois os pais de Xue Xue são criados em cativeiro, o que mostra que nosso treinamento selvagem melhorou", disse Zhang Hemin, diretor do Centro de Conservação e Pesquisa de Pandas Gigantes de Wolong da China.
Fonte: Agência Xinhua
Nenhum comentário:
Postar um comentário