Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de outubro de 2014

China solta quarto panda gigante na natureza

Uma fêmea de 55,8 quilos tornou-se o quarto panda criado em cativeiro a ser solto na vida selvagem na China.


"Xue Xue," nascida em 15 de agosto de 2012 na Base de Treinamento Selvagem de Hetaoping de Wolong, na Província de Sichuan, sudoeste da China, foi solta nesta terça-feira.

Dois anos de treinamento na base ensinaram a Xue Xue como procurar alimento e água e evitar predadores na Reserva Natural de Liziping.

Pandas gigantes são uma das espécies mais ameaçadas do mundo. Cerca de 1.600 estão soltos na natureza, a maioria em montanhas de Sichuan, enquanto mais de 300 vivem em cativeiro.

A China começou em 2006 a soltar pandas criados em cativeiro. O primeiro foi o macho Xiang Xiang, de cinco anos de idade. Xiang Xiang morreu depois de brigar com outros machos por alimento e território apenas um ano depois.

Em outubro de 2012, Tao Tao, um macho, foi solto com sucesso em Liziping. Em novembro de 2013 foi a vez da fêmea Zhang Xiang, concebida com inseminação artificial. 

"Esta soltura é diferente das anteriores, pois os pais de Xue Xue são criados em cativeiro, o que mostra que nosso treinamento selvagem melhorou", disse Zhang Hemin, diretor do Centro de Conservação e Pesquisa de Pandas Gigantes de Wolong da China.

Outra panda, Xin Yuan, de dois anos de idade, deve ser solta em novembro.


Fonte: Agência Xinhua

Nenhum comentário:

Postar um comentário