Incenso na China é conhecido como Xiang – 香, que quer dizer perfume ou fragrância. É composto de materiais de plantas aromáticas (cassia, canela, sândalo) e alguns óleos essenciais. Mas o agar wood – não encontrei uma tradução para o português – (沉香 – Chenxiang) e sândalo (檀香 – tánxiāng) são os dois ingredientes mais importantes na composição do incenso chinês.
Há mais de dois mil anos, os chineses têm usado incenso em cerimônias religiosas, veneração aos seus ancestrais, em alguns tratamentos da medicina tradicional chinesa, e na vida cotidiana. A cultura do incenso está sempre conectada com a tradição e, mais do que pequenas varetas queimando dentro dos templos , ele é um símbolo da oração, dos fiéis que o acendem, subindo no céu.
A liberação de fumaça perfumada quando é queimado cria uma atmosfera espiritual e mascara odores desagradáveis. A fumaça e fragrância produzidas junto com a oração, ajuda as pessoas a sentirem que seu culto é sagrado e santo. Como se fosse a materialização das suas preces.
Os chineses têm evoluído usando incenso não só para as cerimônias religiosas, mas também para aromaterapia pessoal e ambiental. Hoje em dia o incenso é considerado como uma das formas de arte chinesas.
Assim como com chá, caligrafia, arranjos de flores, os chineses desenvolveram uma forma de arte sofisticada, com queima de incenso chamado Xiangdao. Ela envolve vários apetrechos e utensílios em recipientes de cerâmica usados para queimar o incenso.
Os incensos são bem vindos em cerimônias de chá e quando se está jogando. Alguns entusiastas do Xiangdao procuram sintonizar finamente seu sentido de cheiro – eles jogam jogos para ver quem pode identificar diferenças sutis entre variedades de incenso, semelhante a um especialista em vinhos que pode distinguir a vindima de um vinho pelo aroma e sabor.
Colaboração: CHRISTINE
PASSE O MELHOR REVEILLON DE SUA VIDA - NA CHINA - MAIS ESPECIFICAMENTE EM - HONG KONG -. Consulte a CHINATUR e saiba como.
Nenhum comentário:
Postar um comentário