Antiga porém atual, familiar porém irreconhecível, urbana do lado de fora mas essencialmente rural, conservadora mas inovadora, com um pé no espaço mas antiquada, a China é uma terra de contradições reveladoras e deslumbrantes.
Antiguidade inspiradora
A China pode estar se modernizando a uma velocidade alucinante, mas os arranha-céus elegantes, os showrooms de Lamborghinis e os trens Maglev são apenas uma fachada atraente e superficial. A verdade é que a civilização mais antiga existente tem sempre um truque ou dois a revelar. Viaje de forma seletiva pela China e logo estará explorando um mundo exuberante da antiguidade: reflita sobre as lendas e mitos da Cidade Proibida, deixe-se maravilhar pela Grande Muralha ou tente compreender as expressões atemporais nos rostos do silencioso Exército de Terracota. Renda-se ao charme único de Píngyáo – a cidade murada mais bem conservada da China – ou tenha um vislumbre do nirvana nas serenas Cavernas de Mògāo, na periferia de Dūnhuáng. Passeie pelos vilarejos históricos de Wùyuán, desperte com o canto do galo numa das antigas casas redondas de Hakka, ou junte-se aos bem-vestidos peregrinos tibetanos no percurso sinuoso (kora) ao redor do mosteiro de Labrang.
Sabores de outro mundo
A fixação da China com a comida é famosa, mas faça um favor a si mesmo: troque as opções do seu costumeiro restaurante chinês pelas receitas exuberantes do Império do Meio. Devore um pato de Pequim, peça um kebab fumegante de cordeiro em Kāifēng ou apenas uma tigela de macarrão Lánzhōu na Rota da Seda. Os pratos picantes de Húnán fazem a temperatura subir de verdade, mas não deixe de provar momo (bolinhos cozidos), tsampa (mingau de cevada torrada) e outros petiscos do Tibete. Impressione os amigos ao virar (gānbēi) uma dose da aguardente local, tome um daiquiri gelado num bar elegante de Pequim , ou examine a linha do horizonte de Shangai através do seu copo de coquetel. Sem paralelos, a interminável aventura culinária é possivelmente o aspecto mais tentador da viagem pelo Império do Meio, e você vai voltar da China com o paladar altamente estimulado e com ótimas lembranças gastronômicas.
Cenário estupendo
A China é vasta. Imensuravelmente gigante. E é obrigatório sair para explorar: ir de ilha em ilha em Hong Kong, admirar as pradarias da Mongólia Interior ou olhar para o alto e os picos arrebatadores dos Himalaias. Faça uma trilha ao redor da Garganta do Pulo do Tigre , ou pedale entre os encantados pináculos de karst de Yángshuò. Medite sobre a enormidade ressecada do Deserto de Taklamakan, ou perca o fôlego diante das brumas preternaturais de Huángshān. Deixe-se fascinar pelos Arrozais de Yuányáng em Yúnnán, admire as incríveis dunas de areia de Dūnhuáng, caminhe ao redor da paisagem extraordinária de Déhāng ou, quando ficar sem energia, relaxe e pegue um bronzeado nas praias distantes da Ilha de Hǎinán.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário