O Festival das Lanternas é uma das cinco festas tradicionais mais importantes na China. Sempre no 15º dia do primeiro mês do calendário lunar, este dia é o auge das festividades de Ano Novo e também marca o final das celebrações do Ano Novo.
O Festival das Lanternas, ou “元宵節” (Yuánxiāojié), como é chamado em chinês, tem diversas origens. O nome em si é importante, pois se relaciona com o primeiro mês do ano, ‘yuan’, e com uma palavra chinesa antiga para noite, ‘xiao’. Quanto ao momento, a primeira lua cheia do ano ocorre no 15º dia do primeiro mês lunar.
Na China, há muitas maneiras de celebrar o festival. No entanto, as lanternas e os yuanxiao são os dois itens mais populares no dia e se tornaram os símbolos do festival.
Comendo yuanxiao
Durante a Dinastia Song (960-1279 d.C.), comer yuanxiao se tornou uma parte importante do Festival das Lanternas. O yuanxiao, também chamado ‘tangyuan’, é um pequeno bolinho de massa em forma de bola feito de farinha de arroz glutinoso ou farinha de trigo e com recheio dentro. Eles podem ser cozidos na água, cozidos no vapor ou fritos. A forma redonda do bolinho de massa simboliza a união e coesão da família.
Os deliciosos yuanxiao, um símbolo da reunião familiar, sempre servidos durante o Festival das Lanternas
|
Embora os tipos de yuanxiao variem de lugar para lugar, para o povo chinês, comer yuanxiao com a família reunida numa atmosfera alegre é a parte mais importante deste dia.
Desfrutando as lanternas brilhantes
Lanternas tradicionais são grandes e coloridas, muitas vezes imitando a arquitetura chinesa antiga ou arredondadas. A estrutura é geralmente feita de bambu, coberta com papel colorido ou seda.
Outras celebrações do festival
Além de comer os deliciosos yuanxiao e resolver enigmas de lanternas coloridas; em diferentes partes da China há outras atividades para comemorar o festival.
Soltar fogos de artifício: Fogos de artifício são uma parte importante deste feriado nas comunidades chinesas em todo o mundo. Acender fogos de artifício, que são principalmente destinados a produzir muito ruído, visaria a afugentar espíritos malévolos, afastando assim o infortúnio.
Dança do Dragão: Chineses consideram o dragão como uma criatura sagrada. Por mais de 2 mil anos, a Dança do Dragão tem sido uma forma de dança tradicional e agora é um evento regular no Festival das Lanternas da China. Ele é realizado por um grupo de pessoas que carregam partes do dragão, da cabeça à cauda, numa linha fluida conectada.
Dança do Leão: A dança do leão é outra forma de dança tradicional na cultura chinesa. Nesta dança, dois artistas imitam os movimentos de um leão num elaborado traje de leão. Isso normalmente inclui alguns saltos acrobáticos e destreza admirável.
Caligrafia: Alguns calígrafos de aldeia exibem suas formidáveis habilidades escrevendo enigmas em lanternas ou pintando quadros durante o Festival das Lanternas.
O Festival das Lanternas é considerado o festival mais recreativo ou participativo na China. Praticamente todos estão envolvidos em algum nível e poetas eminentes na história chinesa têm narrado as tradições do festival.
Embora os costumes do Festival das Lanternas tenham mudado significativamente ao longo dos anos, apreciar as lanternas e comer yuanxiao continuam sendo costumes principais observados nas celebrações do povo chinês em todo o mundo.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário