A China também é conhecida como o “Reino Florido” e muitos dos frutos e flores tipicamente chineses são agora cultivadas em todo o mundo. E aqui, as flores são maravilhosas e as frutas doces e suculentas.
Flor de Lótus |
Animais
Os chineses inventaram papagaios ou pipas, há cerca de 3.000 anos. Eles eram usados para assustar os inimigos em batalha, e Marco Polo (1254-1324) observou que também foram usados para prever o sucesso de uma viagem. Foi considerado má sorte deixar, deliberadamente, uma pipa escapar.
Pandas gigantes datam de dois a três milhões de anos. Os primeiros imperadores chineses criavam e mantinham os pandas, para afastar espíritos malignos e desastres naturais. Pandas também foram considerados símbolos de força e bravura.
A carpa é um símbolo de força e perseverança. As escalas e bigodes do peixe fazem parecer um dragão, o maior símbolo do poder na China. Os peixes em geral desempenham um papel importante na cultura chinesa e as palavras para “peixe” e “abundância” são pronunciadas o mesmo em chinês – yu.
Porque a cigarra tem a maior vida útil de qualquer inseto (até 17 anos), tem sido um símbolo de regeneração e renascimento para os chineses. Na China antiga, os chineses colocavam cigarras de jade nas bocas dos mortos porque se pensava que retardaria o processo de decomposição do corpo e aceleraria o renascimento em outro mundo.
Fatos
O que os chineses mais gostam de colecionar é selo. O hobby número 1 na China.
As artes marciais são praticadas em toda a China e foram inspiradas pelos antigos métodos de agricultura e da caça.
A matemática chinesa evoluiu independentemente da matemática grega e, consequentemente, é de grande interesse para os historiadores da matemática.
Originárias de 250 aC, as lanternas chinesas eram um importante símbolo de longa vida. Lanternas eram símbolos da riqueza de uma família, e as famílias mais ricas tinham lanternas tão grandes, que exigia várias pessoas com varas para içá-los no lugar.
A bicicleta foi introduzida na China por volta de 1891 por dois viajantes americanos, Allen e Sachtleben. A bicicleta foi, por centenas de anos, o principal meio de transporte para milhões de chineses.
Durante a primeira metade do século XX, Shanghai era o único porto do mundo a aceitar judeus, que fugissem do Holocausto, sem visto e, muitas vezes, sem nenhum documento pessoal.
A montanha a mais elevada no mundo (29.028 pés), Monte Everest é chamada, no Tibet, de Chomolungma – 珠穆朗玛峰, que significa “Santa Mãe da Terra.”
Fonte: China Minha Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário