Muita coisa se diz a respeito do crescimento galopante da China nas últimas décadas. Tudo se modificou, cidades foram construídas com infraestrutura e nessa onda de desenvolvimento, para a coisa realmente andar como deve ser, claro que o governo investiu pesado em garantir acesso e mobilidade a todos.
O transporte aéreo e ferroviário entre as cidades chinesas é de se tirar o chapéu. São mais de 200 aeroportos de grande porte e em questão de trilhos, são 121 mil quilômetros cortando o país de norte a sul, incluindo aí 20 mil quilômetros de linhas para os trens de alta velocidade (trem bala).
Aeroporto Internacional de Beijing |
As estradas também são pavimentadas e bem sinalizadas, tornando as viagens seguras e tranquilas.
E dentro das cidades, o que encontramos?
Claro que esse é o principal ponto de um transporte público de qualidade, facilitando o ir e vir das pessoas e, principalmente, aliviando o tráfego pesado das grandes cidades.
Primeira rodovia ecológica chinesa. A estrada liga Xingshan a Yichang, ambas na província de Hubei. A estrada é construída sobre o Rio Xiangxi, |
Sendo assim, as linhas de ônibus e as opções de táxi são muitas, mas o investimento maciço mesmo é nas linhas de metrô.
Ônibus
Os ônibus são limpos, com sistema de ar condicionado/calefação e muito bem organizados. Nos pontos geralmente existem os painéis com todas as linhas, os pontos finais, trajeto etc. Toda essa informação é em mandarim.
Para quem não domina a leitura de caracteres, pode buscar ajuda nos aplicativos e mapas on line, selecionando a opção do caminho via transporte público. Tanto o Google Maps como o Maps do IOS mostram a direção e o número do ônibus que se deve pegar e onde descer.
Táxi
Uma das regras básicas para se pegar um táxi na China é ter sempre em mãos o endereço em mandarim (caracteres).
O valor da bandeirada (valores de Shanghai – Xangai), começa em RMB 14,00 e pode ir até os RMB 19,00 (dependendo do tipo de táxi) – R$ 6,00 a R$ 8,50. Quanto menor for a cidade, mais barato é.
Metrô
O sistema de metrô na China é perfeito. Estações amplas, limpas, claras e muito bem sinalizadas em mandarim e Inglês. Trens pontuais, com sinalização interna, sistema de ar condicionado.
Por isso é simples para qualquer pessoa, seja ela residente ou turista, se aventurar pelas cidades chinesas utilizando esse meio de transporte.
Um total de 23 cidades chinesas já têm sistemas metroviários que juntos somam 3195,6 km (ano 2016) de linhas. Outros 2.853 km são planejados para a próxima década. Símbolos dessa expansão de trilhos urbanos, as metrópoles de Shanghai e Beijing ocupam agora o segundo e terceiro lugares no ranking de maiores redes de metrô do mundo.
Fonte: Internet / China minha vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário