Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Turismo em Quioto, a antiga capital imperial do Japão

Quioto é uma das mais encantadoras cidades japonesas, com seu charme próprio, arquitetura típica, monumentos e história milenar. Para entender o Japão, é preciso viajar até lá !!!

Resultado de imagem para quioto
Antiga capital imperial do Japão, Quioto (ou Kyoto) encanta. Em seu centro antigo parece que o tempo não passou, um contraste com a cosmopolita e fervilhante Tóquio. Sua população de 1,5 milhão de pessoas é bem distribuída em uma cidade plana e ampla. Quioto foi capital do Japão do século VIII até XVII, onde a família imperial morava. A população tem muito orgulho de fazer parte da história do Japão, com seus mais de 2 mil templos. Para ter uma ideia, é a mesma quantidade de Tóquio.
Resultado de imagem para kyoto

Cidade plana, Quioto não tem arranha-céus, ao contrário de Tóquio. Os prédios têm limite de altura e tem muitas casas tradicionais, o que dá um ar nostálgico e tradicional à cidade. Um charme à parte.

Resultado de imagem para kyoto

São 7,5 mil templos budistas em todo o Japão, cada um com uma motivação. O budismo japonês prega que cada um que se sente satisfeito, feliz e agradecido por esta vivo já está praticando o budismo japonês. Mais que um programa turístico, é preciso respeitar a cultura e tradição uma vez nestes lugares que são considerados sagrados pelos locais.

Resultado de imagem para santuario fushimi inari (kyoto)

Um dos programas principais de Quioto não seria diferente: visitar alguns dos mais lindos templos do Japão. Os principais são o Palácio Dourado (Kinkaju-ji), Kiyomizu-dera, Santuário Fushimi Inari e Castelo de Nijo. Muitos outros merecem a vista mas estes quatro são absolutamente imperdíveis.

Kinkaju-ji, o Palácio Dourado
Resultado de imagem para Kinkaju-ji, o Palácio Dourado

Cartão postal de Kyoto, o Kinkaju-ji também é conhecido como Palácio dourado. É todo folheado a ouro de 24 quilates, datado de século XIV. Foi casa de veraneio de um shogun, general mestre dos samurais, localizado em um lugar afastado do centro da cidade pela sua abundante natureza, usada para meditação. Tem diversos estilos arquitetônicos, no térreo é samurai, no segundo andar é o estilo nobre e o terceiro zen. Em seu topo, fica a imagem de fênix, pássaro eterno. Diversos pinheiros espalhados pelos jardim, que significa longevidade e prosperidade, isto porque no inverno inteiro tem folhas verdes.

Kyiomizo-dera

São diversos santuários dentro de Kyiomizo-dera. Fundado em 798, suas construções atuais foram construídas em 1633, é dedicado a água limpa.. Patrimônio Nacional da UNESCO, não possui um único prego em suas construções.

Resultado de imagem para kiyomizu-dera temple

Neste templo é possível fazer uma visita especial, ser recebido por um monge mestre e ter acesso a áreas fechadas ao público. A visita é iniciada com a cerimônia do chá em uma sala em que Dalai Lama já foi recebido. A sala de meditação, dedicada ao Buda, é incrível. São quase 5 mil placas com imagens de Buda, cravadas em uma parede de aproximadamente de 30 metros de altura. A passarela fica no andar do meio, é possibilita observar os pés do Buda no chão. A sensação de paz é impressionante. 

Cerimônia do Chá
Não tem programa mais tradicional que acompanhar uma verdadeira cerimônia do chá em um dos templos. Com antecedência é possível ser recebida por monges e entender um pouco desta milenar tradição.
            cerimonia do cha Quioto       cerimonia do cha

Numa cerimônia de chá japonês não podem faltar vários objetos e utensílios imprescindíveis, denominados dōgu, (道具), e que completam toda a composição metódica e delicada que o ritual apresenta e demonstra, nomeadamente: fukusa (lenço de seda); chawan (taça); natsume ou cha-ire (boião para o chá em pó); chasen (batedor para preparar o chá); chashaku (espátula para servir o chá em pó); chakin (pano para limpar a taça); hishaku (concha de bambu); kensui (recipiente para água suja); tana (estante pequena para colocar utensílios); kama (panela de ferro) e por último o furo (braseira).
A cerimônia do chá, não é de todo uma brincadeira, devendo ser encarada como uma atividade de grande valor, honradez e seriedade, devido à sua relevância para a sociedade nipônica, uma vez que se trata de um ritual milenar, que alude aos costumes ancestrais japoneses.
3
Rio Kamo QuiotoRio Kamo
Quioto é uma cidade charmosa e merece ser explorada. A orla do rio Kamo é cheia de bares e restaurante, além de ciclovia e pista de caminhada. Andar na pista que ladeia o rio é imperdível. Veja os diversos charmosos restaurantes em casas históricas (reconstruídas após os bombardeiros americanos), que se concentram na altura da rua Kawabata dori.
Fonte: Internet
Tokyo (3n) – Kamakura – MT. Fuji – Hakone (1n) – Kyoto (4n) – Nara – Hiroshima

Tokyo (5n) – Nikko – Kamakura – Mt. Fuji – Hakone (1n) – Takayama (1n) – Shirakawa-go – Kanazawa (1n) – Kyoto (5n) – Nara - Hiroshima

Tokyo (3n) – MT. Fuji – Kyoto (2n) – Nara

Nenhum comentário:

Postar um comentário