Confira algumas curiosidades sobre o Ano Novo chinês, ou Festival da Primavera.
Os chineses comemoraram a virada do dia 31 de dezembro de leve, pois a festa mais aguardada vai acontecer depois: o calendário civil chinês é lunissolar: indica não só a posição em relação ao sol como também a fase da lua. Por conta da peculiaridade de começar o ano baseado nos ciclos da lua, o ano novo chinês pode cair em qualquer data entre o final de janeiro e o meio de fevereiro. Seguindo o ano novo desse calendário, os chineses vão festejar 2018 no dia 16 de fevereiro.
Conhecido como o Festival da Primavera, a festa dura 15 dias, entre muitas danças típicas, fogos de artifício e cerimônias religiosas.
Curiosidades:
Os chineses se preparam para o festival realizando uma grande limpeza em suas casas, roupas e utensílios: depois, escondem-se as vassouras para que “a boa sorte não seja varrida embora”. Então começa a decoração das salas previamente limpas, com poemas nas portas em caligrafia chinesa em nanquim no papel vermelho, contendo os pedidos dos moradores por boa sorte no ano que está chegando. Também inclui imagens de divindades da fortuna para afugentar maus espíritos e atrair paz e abundância.
O Ano Novo Chinês é pura arte: as danças são um deleite aos olhos, aos ouvidos. As danças do Leão e do Dragão, por exemplo, com suas coreografias meticulosas e suas performances fantásticas merecem ser diferenciadas: na Dança do Dragão, são necessárias muitas pessoas que manipulam um fantoche em forma de serpente, que realiza movimentos sinuosos, capturando o olhar.
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário