Em apenas quatro horas e meia, o trem-bala Fuxing chegou a Shanghai, proveniente da capital chinesa, a 1300 quilômetros de distância. A Estação Ferroviária de Shanghai Hongqiao é a mais movimentada na China, pela qual passam trens-bala a cada 84 segundos, 19 segundos menos do que o intervalo de partida entre metrôs nas horas de ponta.
Trem-bala Fuxing na estação de Nanjing
A indústria ferroviária de alta velocidade tem registrado grandes êxitos desde a operação da Ferrovia Interurbana Beijing-Tianjin, a primeira da China com velocidade máxima de 350 km/h, a funcionar desde 1 de agosto de 2008.
Nos últimos 5 anos, a rede ferroviária de alta velocidade totalizou 22 mil quilômetros e foram construídas 484 novas estações.
Além disso, uma rede com quatro ferrovias "verticais" e quatro ferrovias "horizontais" está quase completa, e, uma outra rede com oito “verticais” e oito “horizontais” cobrindo as regiões central e ocidental está já em andamento.
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Operação de trem-bala a velocidade de 352 quilômetros por hora
Para a maioria dos chineses, o trem-bala é a melhor opção quando fazem viagens de curta e média distância. Os passageiros podem transferir do trem-bala para o metrô diretamente em várias estações ferroviárias. Por exemplo, entre Beijing e Tianjin, os trens-bala fazem 251 viagens de ida e volta diariamente, tornando maior a possibilidade de trabalhar em Beijing e morar em Tianjin.
Os trens-bala chineses também ganham espaço no mercado internacional, devido às suas vantagens e tecnologia avançada, relação qualidade/preço imbatível e padrão competitivo.
Sendo a primeira construída pela empresa chinesa no exterior, a ferrovia de alta velocidade Istambul-Ankara está em funcionamento desde 2014. O lote de projetos de ferrovias de alta velocidade, como a ferrovia Jacarta-Bandung, por exemplo, estão incluídos na iniciativa do Cinturão e Rota.
Por estas razões, é esperado que, nos próximos anos, os trens-bala “made in China” sejam bem recebidos a nível mundial.
Fonte: CRIOnline
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