A tradição do chá na China é representada na qualidade de seus chás, que surgiram no país há 5000 anos e se destacam mundialmente até os dias atuais. Uma bebida culturalmente apreciada no gigante asiático, que atravessou fronteiras e se encontra hoje como parte dos hábitos diários em muitos outros países ao redor do globo, sendo a segunda bebida mais consumida, somente atrás da água. Mas quais os segredos para se apreciar os chás chineses?
A Cultura dos Chás Chineses
Os chás chineses são de grande importância quando se consideram os costumes do país asiático, e engana-se quem pensa que são feitos apenas para se beber, para se matar a sede. Na China, a degustação do chá é algo comum, da mesma forma como é comum se degustar um vinho, por exemplo. Aprecia-se e julga-se a bebida através da cor, aroma e sabor do chá, e até mesmo da qualidade da água utilizada na preparação. A cultura dos chás para os chineses ainda vai além: pode-se ver a atividade de ingerir a bebida sob um aspecto ainda mais profundo, envolvendo uma filosofia, moralidade e exercício de “refrescar a mente”; um verdadeiro ritual cheio de significados.
Há diferentes tipos de chás chineses, classificados de acordo com o grau de fermentação e processamento |
Tipos de Chás Chineses
Os chás chineses apresentam uma imensa variedade, mas são comumente classificados em seis categorias principais, que variam de acordo com o grau de fermentação e o processamento de cada chá.
Chá Verde, Chá Vermelho (ou Chá Preto),
Chá Wulong, Chá Branco, Chá Amarelo, Chá Perfumado.
Os chás perfumados podem misturar flores e chás aromáticos |
Dicas para apreciar o chá como os chineses
Os chineses acreditam que, para se aproveitar realmente os benefícios que o consumo de chás pode trazer, não somente para o corpo, mas para a mente, algumas dicas são essenciais.
Por exemplo:
1. Tome o chá quente: os chás oxidam muito rapidamente após sua preparação, diminuindo seus nutrientes com o passar do tempo. Portanto, ingeri-lo quente é a melhor opção para aproveitar o melhor de sua bebida.
2. Não beba chás muito fortes: evite fazer chás pouco diluídos, pois esses podem causar insônia ou um desconforto ao estômago. A proporção ideal para uma xícara de chá seria a de 4 gramas das folhas em 250 ml de água. Para o consumo diário, a quantia ideal total é de 12 a 15 gramas das ervas.
3. Beba entre as refeições: o melhor momento para se ingerir chás seria entre as refeições, devendo-se evitar bebê-los muito antes ou depois de comer, pois poderia atrapalhar seu apetite, quando seu estômago estiver vazio, ou causar indigestão, quando estiver cheio.
4. Não beba com medicamentos: chás contêm grandes quantidades de tanino, que pode reagir com certos elementos químicos de alguns medicamentos. Procure beber chás algumas horas depois de tomar seus remédios.
5. Chá verde é a melhor opção para quem trabalha em escritório: esse tipo de chá contém em catequinas, substância que ajuda a se prevenir de radiação de computadores, além de sua capacidade antioxidante.
Tunxi Ancient Street, em Huangshan, a rua mais importante para se comprar chás chineses
MONTANHA AMARELA - HUANGSHAN (14 DIAS / 13 NOITES)
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Tunxi (2n) – Shanghai (2n)
Onde comprar os melhores chás chineses
Huangshan é considerada a principal cidade para os amantes do chá na China, produtora de alguns dos melhores chás do país.
Outros locais nacionalmente famosos na China quando o quesito é a compra de chás chineses também são: em Beijing, a Rua Malindao abriga dois blocos de centenas de lojas que vendem chás e todos os acessórios utilizados. Em Shanghai, vá ao mercado do Chá de Tianshan.
Maliandao Tea Street
PARAÍSO DA TERRA (13 DIAS / 12 NOITES)
Beijing (3n) – Xian (2n) – Guilin (2n) – Hangzhou (2n) – Suzhou (1n) – Shanghai (2n)
Tianshan Tea City em Shanghai
(6 DIAS / 5 NOITES)
Shanghai (2n) – Beijing (3n)
Fonte: chinalinktrading.com
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário