Festival das Lanternas na China
O Festival das Lanternas é celebrado no 15º dia do primeiro mês lunar chinês, em 2019 ele cairá no dia 05 de fevereiro. O Festival das Lanternas é também a primeira noite de lua cheia no calendário chinês, marcando o retorno da primavera e simbolizando o reencontro de família.
O Festival das Lanternas data de 2.000 anos atrás. No começo da dinastia Han Oriental (25-220), o Imperador Han Mingdi era um defensor do budismo. Ele ouviu que alguns monges iluminavam lanternas nos templos para mostrar respeito ao Buda no décimo quinto dia do primeiro mês lunar. Portanto, ele ordenou que todos os templos, casas e palácios reais acendessem lanternas nessa noite. Este costume budista gradualmente tornou-se uma grande festa entre as pessoas.
De acordo com os costumes populares da China, as pessoas se reúnem na noite do Festival das Lanternas para comemorar desenvolvendo diferentes atividades que variam regionalmente – uma vez que a China é uma país enorme. Dentre as atividades mais comuns estão iluminação de lanternas (flutuantes, fixas e voadoras), apreciar a lua cheia brilhante, soltar fogos de artifício, adivinhar enigmas escrito em lanternas, comer tang yuan, danças do leão, danças do dragão, e andar sobre pernas de pau.
A apreciação e iluminação das lanternas de várias formas e tamanhos (globos tradicionais, peixes, dragões, cabras) são comuns a todos os lugares incluindo shoppings, parques e ruas, atraindo numerosos telespectadores. As crianças podem realizar pequenas lanternas ao caminhar pelas ruas. No dialeto de Taiwan, a palavra chinesa para lanterna (灯 Deng) é pronunciado de forma semelhante a (丁 Ding), que significa “um bebê recém-nascido menino”. Portanto lanternas de iluminação significam iluminar o futuro e dar à luz. Acender lanternas é uma maneira das pessoas rezarem por um bom futuro e expressar seus melhores desejos para suas famílias. As mulheres que querem engravidar devem andar debaixo de uma lanterna pendurada orando por um filho.
De acordo com o zodíaco chinês, 2019 será o Ano do Porco, um ano regido pela abundância e pela felicidade que promoverá mudanças significativas para todos. Este ano trará muitos pontos positivos em relação a família, abundância, prosperidade, conforto e realização.
Fonte: ChinaVistos/MaiorViagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário